Portal da Cidade Umuarama

Meio ambiente

Campanha para arrecadação de lixo eletrônico será dia 5 de junho em Umuarama

Projeto da Secretaria de Meio Ambiente já arrecadou 137 toneladas de materiais que poderiam ter sido jogados na natureza

Publicado em 26/05/2023 às 17:17

Ação foi criada em 2011 e já arrecadou mais de 137 toneladas de materiais que poderiam ter ido parar no aterro sanitário (Foto: Assessoria)

A edição 2023 da Campanha E-Lixo será realizada no dia 5 de junho, no espaço da Feira do Produtor, que fica nos fundos do Estádio Municipal Lúcio Pipino. Nesta data (uma segunda-feira), das 9h às 16h, os cidadãos poderão descartar todo o tipo de lixo eletrônico, dando destinação correta a sucatas de informática e eletrodomésticos inservíveis.

A ação foi criada em 2011 e já arrecadou mais de 137 toneladas de materiais que poderiam ter ido parar no aterro sanitário ou, pior, jogados em locais que poderiam comprometer o lençol freático ou áreas de proteção ambiental do município, conforme observa a secretária de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani. “É um momento muito importante e esse evento faz parte do calendário oficial de comemorações do aniversário de Umuarama, que este ano completa 68 anos”, observa.

Ela destaca que o lixo eletrônico deve ser descartado corretamente, principalmente pelo fato de alguns desses materiais conterem produtos químicos altamente tóxicos, como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio, que em contato com o solo contaminam o lençol freático e, quando queimados, poluem o ar além de colocar em risco a saúde dos catadores de lixo. “Todos podem descartar computadores, monitores, impressoras, rádios, equipamentos de som, aparelhos de telefone, celulares, fax, televisores, câmeras fotográficas, entre outros”, indica.

Fernanda acrescenta que até o momento só não são aceitos apenas toners, pois dependem de cuidados especiais de manuseio. “A Campanha E-Lixo vai recolher também lâmpadas, de todos os tipos. Ela é também importante para o meio ambiente e até para a economia da cidade, já que muitos desses elementos tóxicos que compõem os equipamentos, possuem materiais de alto valor para a reciclagem, por isso é importante dar a destinação correta”, ressaltou.

O evento é realizado pela Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Sescap (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná), Cooperuma (Cooperativa dos Catadores de Recicláveis), Unipar (Universidade Paranaense), Instituto Federal do Paraná (IFPR), UniAlfa, Sanepar e Sesc. “Vale destacar que durante o evento, os alunos do IFPR e da Unipar realizam testes para possível doação de equipamentos a pessoas vulnerabilidade social”, destaca Fernanda.

 

Fonte:

Deixe seu comentário