Portal da Cidade Umuarama

Eleições 2024

Quase 14.500 eleitores precisam regularizar sua situação eleitoral em Umuarama

Para regularizar e poder votar nas Eleições 2024, é necessário solicitar atendimento até o dia 8 de maio

Publicado em 24/04/2024 às 17:45
Atualizado em

Sem a regularização dos títulos eleitorais cancelados, no próximo dia 6 de outubro, 82.467 eleitoras e eleitores estarão aptos a votar em Umuarama (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

A pedido do Portal da Cidade Umuarama, o Cartório da 89ª Zona Eleitoral de Umuarama informou, nesta terça-feira (23), que 14.482 eleitores e eleitoras estão com a inscrição eleitoral irregular na Capital da Amizade. Essas pessoas tiveram o título cancelado por ausência à revisão do eleitorado ou por não terem votado em três eleições consecutivas. Para regularizar e poder votar nas Eleições 2024, é necessário solicitar atendimento até o dia 8 de maio.

Sem a regularização de todos esses títulos eleitorais cancelados, no próximo dia 6 de outubro, 82.467 eleitoras e eleitores estarão aptos a escolher, nas urnas eletrônicas, em turno único, os ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em Umuarama. A cidade tem 26 locais de votação com 254 seções. E, se você está com a situação eleitoral irregular, veja abaixo como resolver e garantir a participação no pleito:

- Você pode consultar a sua situação eleitoral no Portal do TSE ou na unidade da Justiça Eleitoral mais próxima de sua residência, que neste caso é a do Cartório da 89ª Zona Eleitoral;

- Caso sua situação apareça como cancelada, isso quer dizer que o seu título de eleitor está indisponível para o exercício do voto, o que pode ser corrigido com o comparecimento ao Cartório da 89ª Zona Eleitoral;

- Você deve levar para o atendimento um documento oficial com nome completo, data de nascimento, filiação e cidade onde nasceu. Esses documentos podem ser RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e CNH;

- Você deve levar também documento original comprobatório dos dados que deseja alterar;

- Caso haja mudança de endereço, é necessário um comprovante de residência;

- O pagamento de eventual multa poderá ser feita no próprio Cartório da 89ª Zona Eleitoral.

Transferência de título de eleitor

Para realizar a transferência de título de eleitor, o morador também pode comparecer no Cartório da 89ª Zona Eleitoral com os mesmos documentos oficiais que contenham nome completo, data de nascimento, filiação e cidade onde nasceu. Somente o comprovante de residência que deve ter sido emitido a mais de três meses e 12 meses.

Primeiro título

O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos e para aqueles com idade entre 16 e 18 anos ou maiores de 70 anos.

O atendimento pode ser agendado através deste link: agendar atendimento.

O agendamento permite que o eleitor escolha o dia e o horário de sua preferência, tornando tudo mais prático e rápido. Observação: O agendamento não é obrigatório.

Documentos necessários para tirar o primeiro título eleitoral

1. Documento de identificação original com foto.

São aceitos carteira de identidade, certidão de nascimento (se solteiro) ou casamento, ou carteira emitida pelos órgãos controladores do exercício profissional, criados por lei federal (OAB, CREA, CRM etc.);

Não são aceitos a Carteira Nacional de Habilitação – CNH – em razão da ausência de informação quanto à naturalidade, e o passaporte cujo modelo não contém dados de filiação.

2. comprovante de endereço, em nome do eleitor (conta de luz, conta de telefone etc.), que contenha endereço e seja recente.

Na hipótese de o eleitor residir com os pais ou outro familiar, deverá apresentar, juntamente com o comprovante de residência, documento que ateste a filiação ou parentesco.

Para os eleitores que optarem pelo Título Fácil, será necessário apresentar comprovante de domicílio no município para o qual deseja se alistar.

3. comprovante de quitação do serviço militar (homens entre 18 e 45 anos) para o primeiro título.

Se o interessado não possuir quaisquer dos documentos comprobatórios de quitação com o serviço militar obrigatório ou prestação alternativa, deverá procurar a Junta Militar mais próxima de sua residência, a fim de regularizar sua situação.

Qual o prazo para recebimento do título?

O título será entregue ao final do atendimento, diretamente ao eleitor.

Cartório da 89ª Zona Eleitoral

O Cartório da 89ª Zona Eleitoral de Umuarama funcionará até o dia 8 de maio de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, e nos dias 4 e 5 de maio, o expediente será das 09h às 17h no sábado e das 09h às 13h no domingo. Endereço:

Fonte:

Deixe seu comentário