Portal da Cidade Umuarama

Meio ambiente

Audiência detalha processo de revisão do plano de manejo da APA do Rio Piava

Além da preservação da unidade de conservação, o objetivo é conter o crescimento desordenado e práticas que possam colocar em risco a qualidade da água

Publicado em 28/03/2023 às 09:27
Atualizado em

A audiência pública foi realizada no Anfiteatro Haruyo Setogutte (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Umuarama realizou audiência pública para apresentar as propostas da revisão do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava, único manancial de abastecimento da cidade. Além da preservação da unidade de conservação (UC), o objetivo é conter o crescimento desordenado e práticas que possam colocar em risco o ambiente e a qualidade da água coletada no ribeirão, para tratamento e distribuição à população.

A audiência reuniu membros e a presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, representantes dos moradores da APA, da Sanepar, o promotor de Justiça Paulo Roberto Robles Estebom, o procurador-geral da Prefeitura, Renan William de Deus Lima, a diretora de Meio Ambiente do município, Claudia Calloi Palozi, e membros e da sociedade civil organizada.

Também presente, o prefeito em exercício Cleber Marcos Nogueira – o Clebão dos Pneus – abriu a audiência destacando a importância da APA para a garantia do abastecimento à população. “Água e saúde, água é vida, é o nosso bem mais precioso. Devemos pensar no futuro e cuidar bem da APA, por isso a Prefeitura e as lideranças do setor estão trabalhando na elaboração do novo plano de manejo, que está sendo bem conduzido pela empresa contratada. Vamos aproveitar a audiência para esclarecer dúvidas e fazer o processo avançar”, afirmou.

Para a revisão do plano de manejo o município contratou, mediante licitação, a empresa Mato Verde, especializada em elaboração de projeto e serviços de engenharia ambiental, com o investimento de pouco mais de R$ 440 mil. Na audiência, engenheiros da empresa apresentaram de forma resumida um estudo que considerou aspectos ambientais e sociais, após ouvirem moradores que vivem na área da APA e são impactados diretamente pelas medidas definidas para a unidade de conservação.

Em seguida foram expostos o planejamento para a UC, a visão das comunidades (fase que contou com visitas e um questionário respondido de forma on-line) e por fim as propostas elencadas para a revisão do plano de manejo – que já soma mais de 400 páginas –, após mais de um ano de estudos e o trabalho de campo realizado por cerca de 50 pessoas. Por fim foram respondidas perguntas e dúvidas dos participantes.

Fonte:

Deixe seu comentário