Portal da Cidade Umuarama

assistência

Atendimento a pessoas em situação de rua aumenta mais de 100% em Umuarama

Entre os públicos atendidos estão estrangeiros que estão por mais tempo na cidade devido ao fechamento das fronteiras e por isso necessitam de ajuda

Publicado em 28/06/2020 às 21:15
Atualizado em

Média mensal em 2019 era entre 350 e 400 atendimentos (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

O Centro de Referência em Atendimento à População de Rua – Centro POP – registrou um aumento de mais de 100% no volume de serviços prestados no mês de maio de 2020, em relação à média. Foram mais de 1.700 atendimentos, informou na quarta-feira, 24, a secretária municipal de Assistência Social, Izamara Amado de Moura.

De acordo com relatório emitido pelo coordenador do Centro POP, Roger Bruno Brambila Giopatto, 971 pessoas em situação de rua buscaram atendimento voluntariamente ou foram acolhidos pela equipe no mês passado. O serviço também forneceu 682 cafés da manhã e da tarde e 104 banhos. 

O espaço emergencial que o município opera em parceria com a casa de passagem da Associação de Apoio à Promoção Profissional (Apromo) forneceu 876 cafés da manhã, 179 almoços e 681 jantares, para 681 pessoas que pernoitaram e tomaram banho no local. “É um volume expressivo de atendimento social para pessoas que realmente necessitam de apoio, pela condição de rua em que se encontram”, comentou a secretária. 

Para se ter ideia da evolução no volume de serviços, em fevereiro deste ano foram 351; em março foram 472; em abril, 674; e em maio, 971. “A nossa média mensal é entre 350 e 400 atendimentos e agora mais do que dobrou. Junho também terá um total bem expressivo”, informou Roger Giopatto. O público é composto por migrantes de outras regiões (a maioria de São Paulo, Mato Grosso do Sul e cidades como Cascavel, Maringá e Londrina), imigrantes e os “trecheiros”, pessoas que vivem transitando entre as cidades. 

“Os estrangeiros, geralmente de países da América do Sul, fazem malabarismo nos semáforos e comercializam artesanato. Por conta do fechamento das fronteiras, eles têm ficado mais tempo em Umuarama e por isso necessitam de assistência”, lembrou o coordenador do Centro POP. As maiores concentrações de pessoas em situação de rua ocorrem nas praças Anchieta, Miguel Rossafa, Arthur Thomas, na Praça da Bíblia e no Lago Aratimbó. 

Além dos que procuraram a unidade, a equipe realiza abordagens de manhã e à tarde nas ruas e praças – rotineiramente e por conta de denúncias da população –, e leva orientação, atendimento e às vezes encaminha pessoas para socorro médico. Por orientação do Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE) Municipal, os andarilhos com sintomas respiratórios são levados para consulta e exames do ambulatório de síndromes respiratórias, ao lado do Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia.

Fonte:

Deixe seu comentário