Portal da Cidade Umuarama

Nova vida

Após vencer o câncer, advogada faz campanha por doação de medula em Umuarama

Projeto Girassol e Amor leva informação e busca novos doadores na Capital da Amizade

Publicado em 13/09/2019 às 01:33
Atualizado em

A esperança e alegria de Francielly Foiani Krame contagia todos que lutam contra o câncer (Foto: Projeto Girassol)

O mês de setembro é muito especial para a jovem advogada Francielly Foiani Kramer, que desde fevereiro deste ano vive em Umuarama. Exatamente no dia 29 de setembro de 2018, ela passou por um transplante de medula óssea, diagnosticada com Linfoma T Anaplasico, sendo o transplante a única esperança de cura. 

Francielly teve dois cânceres, os dois muito agressivos. “Fiz todos os tratamentos e chegou o momento em que fui informada de que apenas com um transplante de medula eu conseguiria me curar. E desde o dia 29 de setembro de 2018 eu renasci”, relata.

Girassol e amor

Durante o processo de tratamento, Francielly observava que havia muita tristeza e insegurança nos pacientes que estavam ali, também em tratamento. Então um dia decidiu que queria fazer alguma coisa para mudar esse quadro, foi quando teve a ideia de vestir-se de princesa para ir a uma sessão de quimioterapia. “Queria mostrar, principalmente para as crianças, que até uma princesa poderia passar por um momento daqueles. E deu muito certo: minha esperança e alegria contagiou a todos, que riam por ver ali uma princesa”, conta.

Francielly explica que o projeto Girassol e Amor traz consigo a luz dessa flor que, quando se volta para o sol, deixa de dar atenção à visão negativa dos acontecimentos e busca a luz, a esperança, a beleza e a positividade. E é com essa força e, unidas por um bem comum, que o projeto busca vivenciar a solidariedade com atos concretos de amor ao próximo, compartilhar experiências de vida, lutas, alegrias e magia; resgatar a força e esperança; Estimular a valorização dos pacientes e realizar campanhas específicas”, relata.

Acompanhada de duas voluntárias, também em traje de princesa, a Princesa Branca de Neve visita hospitais, creches, albergues e instituições diversas em Umuarama. “O resultado é surpreendente, muito melhor do que imaginávamos, pois todo ser humano quer e precisa de atenção, de carinho, de respeito e principalmente de um pouco de esperança”, comenta.

Acrescenta ainda, “é nítido a mudança de semblante no rosto dos pacientes, os olhos se enchem de alegria e o sorriso aparece, todos têm suas histórias com grandes ensinamentos, onde o amor o carinho, a gratidão e a fé predominam”.

Mais doadores

O objetivo principal da campanha do mês de setembro do Projeto Girassol e Amor é conquistar mais doadores de medula óssea para, desta forma, salvar mais vidas. “Quero ajudar a desmistificar o processo de doação de medula. Muita gente tem medo, acha que vão sugar o líquido do interior de suas colunas vertebrais, então, neste trabalho, nós mostramos às pessoas que tudo é muito simples e bonito, pois de um gesto tão singelo, muitas pessoas podem ganhar uma nova chance de viver. Doar é algo muito sublime e que deve fazer parte da vida das pessoas”, indica.

O Projeto Girassol e Amor lançou uma campanha para conquistar novos doadores de medula óssea, está nas redes sociais e todos podem dar sua contribuição, segundo a advogada de 26. “No Facebook estamos no seguinte endereço: [clique aqui]. Entidades, escolas, empresas, instituições, enfim, quem quiser e puder nos receber para falar sobre doação de medula é só entrar em contato. Todos juntos podemos salvar muitas vidas”, finaliza.

 Francielly Foiani Kramer venceu dois cânceres, os dois muito agressivos, e hoje leva esperança para pessoas que enfrentam a doença

Fonte:

Deixe seu comentário