Portal da Cidade Umuarama

Dia D

Agência do Trabalhador têm mutirão para atender pessoas com deficiência

Ação acontece no dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Publicado em 16/09/2021 às 14:19

As empresas que possuem mais de 100 funcionários podem disponibilizar vagas para serem ofertadas no Dia D (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

Desde 1991 existe uma lei nacional que determina que empresas com mais de 100 funcionários precisam contratar pessoas com deficiência (PcD). Várias empresas abrem suas portas para contratar esses profissionais e o mercado de trabalho está cada vez mais inclusivo. No dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Agência do Trabalhador de Umuarama fará um mutirão para atendimento exclusivo a PcD e reabilitados do INSS que buscam uma oportunidade de emprego.

De acordo com Reginaldo Barros, diretor da Agência do Trabalhador, neste Dia D haverá um esforço concentrado para o encaminhamento desses cidadãos para entrevistas de emprego em empresas que já estão previamente cadastradas. “Também estamos conclamando as empresas umuaramenses para que disponibilizem vagas para esses profissionais. Além de cumprirem com o que determina a legislação brasileira, o empresário seguramente terá em seu quadro de funcionários várias pessoas dedicadas e absolutamente capazes de executar as tarefas mais diversas”, comenta.

Ele relata que muitas não cumprem a legislação e só ofertam a vaga, sem efetivar a contratação. “A fiscalização é feita pelo Ministério do Trabalho, que tem notificado e multado empresários da região que não cumprem com a porcentagem devida. Esta é uma oportunidade para ambos os lados”, observa, acrescentando que muitas funções podem ser realizadas pelas PcD, exigindo muitas vezes apenas pequenas adaptações.

Traga sua vaga

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Edvaldo Ceranto Junior, faz um apelo às empresas que possuem mais de 100 funcionários, para que disponibilizem vagas para serem ofertadas no Dia D. “As empresas que tiverem interesse em participar desta importante ação, abrindo vagas, podem entrar em contato com a Agência do Trabalhador pelo telefone (44) 3621-1100 ou pelo e-mail agumuarama@sejuf.pr.gov.br”, convida.

Ele informa ainda que os trabalhadores com alguma deficiência – física, auditiva, visual, intelectual/mental, múltipla ou com mobilidade reduzida – que procuram uma vaga de emprego podem comparecer à Agência levando carteira de trabalho, RG, CPF e laudo médico que comprove a deficiência, no dia 21 de setembro, a partir das 8h. “O endereço é avenida Rio Branco, 4211. Além das vagas ofertadas pelas empresas do Dia D, também há outras oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência já abertas”, finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário