Portal da Cidade Umuarama

parceria

Programa leva saúde bucal aos alunos da rede municipal de Umuarama

Estagiários da Unipar avaliam os dentes e instruem sobre técnicas de escovação e higiene bucal

Publicado em 10/05/2019 às 02:46
Atualizado em

Mais de 4 mil alunos são beneficiados pelo projeto (Foto: Tiago Boeing / PMU)

Os alunos da Escola Municipal Malba Tahan receberam nesta semana a visita dos estagiários do Programa Saúde Bucal, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do curso de Odontologia da Universidade Paranaense (Unipar). Sob a supervisão da professora Luciana Zafanelli, supervisora de estágio comunitário do curso e dentista da rede municipal, a equipe avalia a saúde bucal das crianças e orienta sobre atitudes preventivas e os principais problemas.

Os estagiários visitam todas as salas, nos períodos da manhã e tarde, avaliam os dentes dos alunos e os instruem sobre técnicas de escovação, higiene bucal, uso de chupeta, dedo na boca, riscos de morder o lápis e cáries, entre outras práticas corriqueiras que prejudicam o desenvolvimento da dentição. “Quando diagnosticamos problemas dentários, a coordenação da escola é informada e emite um aviso aos pais, para providenciarem tratamento e aumentarem a atenção com a saúde bucal das crianças”, disse a professora Luciana.

A supervisora disse que as equipes visitam com regularidade cinco escolas municipais e cinco CMEIs (centros municipais de educação infantil) em períodos com intervalos de cinco semanas, totalizando pelo menos quatro visitas ao ano. “Cada escola, inserida em uma região da cidade, tem a sua realidade própria e as crianças apresentam problemas específicos. Com o programa é possível diagnosticar a situação pontual e compor um cenário, contribuindo para a adoção de práticas e políticas de atendimento”, acrescentou.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, graças a essa parceria com a Unipar o município consegue atender às 22 escolas municipais, beneficiando mais de 4 mil alunos – as demais unidades são atendidas pelas equipes da Secretaria de Saúde.

“O município concentra esforços na saúde de todos, principalmente na orientação e prevenção, pois muitos problemas dentários podem ser evitados se a criança tiver atenção preventiva”, disse. Com relação aos tratamentos realizados pelo município, no geral, o departamento de odontologia vem ampliando o atendimento – que saltou de 75 mil procedimentos em 2014 para cerca de 110 mil no ano passado –, aumentando a produtividade em cerca de 20% a cada ano.

Fonte:

Deixe seu comentário