Portal da Cidade Umuarama

terceiro setor

Premiação: Uopeccan está entre as 100 melhores ONGs do Brasil

A cerimônia online ocorrerá no dia 10 de dezembro, quando serão anunciadas também as melhores nas categorias especiais e o destaque do ano

Postado em 02/12/2020 às 16:19

Referência na região: Uopeccan de Umuarama foi inaugurada em 4 de março de 2016 (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

O Prêmio Melhores ONGs anuncia as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2020. Na lista, que já está disponível no site melhores.org.br, é possível conhecer o nome das organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

O Hospital do Câncer Uopeccan é reconhecido pela segunda vez consecutiva entre uma das 100 melhores ONGs do Brasil. De acordo com o presidente da Uopeccan, Leopoldo Furlan, estar entre as 670 organizações que se inscreveram no prêmio e ganhar essa premiação é motivo de comemoração. “É um privilégio para nós, fazer parte das melhores instituições. Isso é o resultado do esforço e do trabalho de todos, diretoria e gerência, equipe multidisciplinar, colaboradores, Legião Feminina de Combate ao Câncer, voluntários, parceiros, pacientes e a comunidade”. 

Sobre a Uopeccan 

O Hospital do Câncer de Cascavel teve início no ano de 1991 e ao longo dos anos de dedicação se tornou o Centro de Excelência em Oncologia. Hoje, é referência sul-americana em estudos e tratamentos contra o câncer. Além de realizar atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Uopeccan oferece assistência particular e com Operadoras de Plano de Saúde. O Complexo Hospitalar das unidades de Cascavel e Umuarama possui uma área de mais de 30 mil m², atendendo mil pacientes por dia. A Matriz da Uopeccan de Cascavel conta 125 leitos, Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I) adulto e infantil com 10 leitos e equipamentos de suporte à vida de última geração. O hospital tem cinco salas de Centro Cirúrgico, com profissionais capacitados para atender qualquer tipo de cirurgia de urgência e emergência relacionadas à oncologia.

Filial Umuarama 

Uopeccan de Umuarama foi inaugurada em 4 de março de 2016, o número de atendimentos cresce em escala progressiva. Até o final de 2019 foram 203.568 consultas realizadas, ainda 14.362 cirurgias, 38.397 mamografias, 30.528 tomografias computadorizadas, 20.549 pacientes realizaram sessões de quimioterapia, 815 pacientes foram atendidos na radioterapia e 21.721 pacientes ficaram internados.

A instituição oferece o Programa de Residência Médica em Cancerologia Clínica e Cirúrgica, Transplante de Medula Óssea, Transplante de Fígado, considerado um dos mais sofisticados tratamentos de Radioterapia do Brasil. A instituição possui uma estrutura para receber e tratar crianças e adolescentes, na ala da Oncopediatria, com profissionais excelentes dando todo apoio para os pacientes e familiares. 

Graças a ajuda da comunidade, a instituição que é filantrópica, consegue complementar seus custos através de projetos como cofrinhos, Nota Paraná, jantares, leilões e promoções em geral que a população sempre responde positivamente devido a credibilidade que a instituição possui por seu atendimento humanizado e diferenciado. Mesmo com todas as dificuldades o hospital continua avançando em quantidade de atendimentos, investimentos e tecnologias. 

Premiação 

O Prêmio, realizado desde 2017, é uma parceria do Instituto Doar, da agência de projetos socioambientais O Mundo Que Queremos e da Ambev, com respaldo técnico de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apoio da Fundação Toyota do Brasil. 

Este ano, 670 organizações se inscreveram no Prêmio, que é o maior do terceiro setor no Brasil. A cerimônia de premiação será no dia 10 de dezembro, a partir das 19h, com transmissão pelo YouTube e pelo site do canal Futura. Além das 100 melhores, o público conhecerá também os destaques nas categorias especiais, além da melhor ONG entre todas. Pela primeira vez, as organizações de menor porte também terão, oficialmente, um destaque especial.

Uma novidade deste ano é o lançamento de uma plataforma para ajudar as ONGs vencedoras a captar doações. A equipe do Melhores ONGs desenvolveu uma plataforma onde qualquer pessoa pode entrar e doar diretamente para qualquer uma das 100 ONGs vencedoras. A plataforma para doação também já está disponível a partir de hoje. É um presente do Melhores ONGs para o Dia de Doar, uma campanha mundial no dia 1 de dezembro para estimular as contribuições financeiras para as organizações.

“Em razão da pandemia, esse ano foi ainda mais desafiador do que nunca para as organizações que trabalham para cuidar das pessoas, da sociedade, do meio ambiente. É por isso que o reconhecimento do Prêmio Melhores ONGs este ano é especial”, diz Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar. “Além disso, como um presente adicional para os vencedores, montamos este ano uma plataforma que permite a qualquer pessoa entrar e fazer doações diretamente para cada uma das 100 melhores. Isso é outra contribuição para maior solidez do lindo trabalho que elas fazem.”

“O Prêmio Melhores ONGs é o nosso presente para todos que atuam, são voluntários ou doam para as organizações”, afirma Cássia Christe, diretora executiva do Mundo Que Queremos. “Sabemos como são difíceis as condições para operar, enfrentando todo tipo de obstáculos. Mas mesmo assim essas organizações estão aí, persistindo, dando a sua contribuição para o país, para cada um de nós, independentemente de sua área de atuação. Precisamos sempre celebrar e agradecer o empenho das ONGs, que são fruto da boa vontade de cidadãos que se juntam para realizar um trabalho em benefício dos outros, com generosidade.”

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário