Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Cronograma de campanha contra engasgamento de crianças é discutido em Umuarama

Campanha vem orientando pais, socorristas e profissionais da saúde sobre técnicas de socorro a crianças engasgadas

Publicado em 09/05/2019 às 05:21

Com o conhecimento das manobras de socorro, muitas vidas são salvas (Foto: J. Sabino)

Desde agosto de 2017, quando foi lançada pela Secretaria Municipal de Saúde, Rádio Inconfidência e parceiros, após uma sugestão do padre Carlos Alberto Figueiredo, diretor da emissora, a campanha “Não Passe Sufoco” vem orientando pais, socorristas e profissionais da saúde sobre técnicas de socorro a crianças engasgadas com líquidos ou alimentos sólidos. Os casos são corriqueiros e muitas vezes deixam vítimas fatais, principalmente recém-nascidos. Porém, com o conhecimento das manobras de socorro, muitas vidas são salvas.

Nesta quarta-feira (08), a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, recebeu um grupo de lideranças para discutir as ações que serão desenvolvidas neste ano, no mês de agosto, para divulgar a campanha. “Este é um projeto pioneiro de Umuarama que já treinou centenas de pessoas para agir durante num momento complicado como esse, em que a vida da criança fica praticamente nas nossas mãos”, apontou.

Conforme a secretária de Comunicação Social do município, Letícia Macedo D’Ávila Correa, a programação deste ano terá ações pontuais nas unidades básicas de saúde (UBS) e no Centro de Referência em Atendimento Materno e Infantil (CRMI) e momentos de formação para os professores da rede municipal que atuam nos centros de educação infantil (CMEIs), Guarda Municipal, Polícia Militar e equipes de atendimento hospitalar, além de um evento de grande porte ao público em geral para o fechamento da campanha.

“Vamos visitar os hospitais de Umuarama para formações às suas equipes, para se especializarem nesse tipo de socorro e disseminar os conhecimentos às mães que buscam atendimento nas casas de saúde”, explicou Letícia, além de ações de conscientização e orientações ao público em geral. Após a repercussão em 2017, uma lei municipal de autoria da vereadora Ana Novais oficializou a campanha “Não Passe Sufoco”, prevendo ações anuais sempre no mês de agosto.

A reunião desta terça, na Secretaria de Saúde, contou com representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação e Comunicação, 12ª Regional de Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Rádio Inconfidência e Corpo de Bombeiros de Umuarama. “Ainda vamos buscar o engajamento da Polícia Militar, da Universidade Paranaense (Unipar) e da imprensa local nessa campanha, pois quanto maior for o seu alcance, mais vidas poderão ser salvas com a utilização das manobras emergenciais”, reforçou a secretária Cecília Cividini.

“Esta é uma campanha de grande importância, pois prepara a população para situações de emergência que ocorrem com frequência em Umuarama. Com essa orientação é possível prestar um socorro adequado e garantir a segurança da criança até a chegada dos socorristas do Samu ou Corpo de Bombeiros, se necessário”, reforçou o prefeito Celso Pozzobom.

Nos últimos anos, houve ações em praça pública no “dia D” da campanha, reuniões com diversos segmentos da sociedade, palestras para agentes de saúde, gestantes, puérperas e profissionais de saúde – enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem das UBS, funcionários dos planos de saúde e alunos de cursos técnicos, e também diretamente às gestantes e puérperas nas unidades de saúde de vários bairros, tanto na sede quanto nos distritos, além de visitas e oficinas práticas dirigidas às mães e demais interessados sobre técnicas de desengasgo e ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Fonte:

Deixe seu comentário