Portal da Cidade Umuarama

Palestra

Conferência em Umuarama vai receber uma das maiores autoridades em saúde do PR

Marcia Cecília Huçulak, ex-secretária de Saúde de Curitiba, é a convidada especial de evento vai discutir a garantia de direitos da população

Publicado em 02/03/2023 às 18:01

Conferência contará com a participação da ex-secretária de Saúde de Curitiba e deputada estadual, Marcia Cecília Huçulak (Foto: AEN)

A partir das 19h desta sexta-feira (3), acontece no Centro Cultural Vera Schubert, a Conferência Municipal de Saúde de Umuarama, que está em sua 13ª edição. Com o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a Democracia’, o evento é uma realização do Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e contará com a participação da ex-secretária de Saúde de Curitiba e deputada estadual, Marcia Cecília Huçulak, entre outros profissionais.

Segundo Jairo Varella Bianeck, presidente da Conferência, a presença de Marcia Cecília será uma honra para todos os profissionais participantes, já que ela é uma das maiores autoridades em saúde não só do Paraná, mas também destaque no Brasil. “Ela vai proferir a palestra ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia’ e podemos esperar um show de inteligência e de boas ideias”, comenta.

Após a palestra, haverá debate onde pretende-se discutir formas de agir para a melhoria da saúde no município. “É nesta ocasião, como esta Conferência, que temos a oportunidade de unir usuários, trabalhadores da área, prestadores de serviço e gestores, onde são construídas as políticas públicas do SUS. É algo realmente fundamental para toda a sociedade”, comenta o secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

Já Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, diretora de Saúde do município, a Conferência também é um momento para eleger as entidades que vão compor a gestão do Conselho Municipal de Saúde pelos próximos quatro anos, garantindo o planejamento adequado de ações onde os recursos financeiros serão investidos e a fiscalização das execuções das ações do SUS. “Contar com a participação dos movimentos sociais organizados, das entidades ligadas à área da Saúde, dos gestores e dos prestadores de serviços de saúde é muito importante para direcionarmos nossa atuação”, pontua.

O evento continua no sábado (4), a partir das 7h30, no Colégio Alfa, onde serão realizadas quatro oficinas temáticas: ‘Acesso ao SUS: saúde como direito, desafios e perspectivas para o fortalecimento do SUS e a importância do controle social’, ‘Vigilância em Saúde: saúde no trabalho e agrotóxicos’, ‘Saúde Mental: prevenção, promoção e recuperação’, e ‘Atenção Primária: ordenadora das redes de atenção’.

Após o almoço, a partir das 14h, de volta ao Centro Cultural, serão realizadas as plenárias finais, a eleição das entidades que irão compor o CMS, a escolha do delegado da 13ª Conferência Estadual de Saúde e o encerramento está previsto para as 17h. O prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, disse que a realização de uma conferência mantém acesa a mobilização de pessoas e instituições para conquistar recursos para a melhoria da realidade da vida das pessoas. “Esse trabalho que cada um de vocês realiza todos os dias é muito importante e tenham sempre certeza de as portas estarão sempre abertas para a realização de projetos e programas que tenham esse objetivo de cuidar das pessoas que mais precisam”, declarou.

Fonte:

Deixe seu comentário