Portal da Cidade Umuarama

A hora é de cuidado!

Combate ao mosquito da dengue é intensificado nos distritos de Umuarama

O trabalho de campo dos agentes compreende vistorias, fiscalização de reclamações e denúncias, eliminação de focos do mosquito e potenciais criadouros

Publicado em 28/03/2024 às 12:16
Atualizado em

Eliminar os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti é o objetivo principal das vistorias nos imóveis, mas além desse trabalho os agentes também orientaram os moradores (Foto: Assessoria)

Agentes de combate a endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde endemias estão reforçando o combate ao mosquito da dengue também nos distritos de Umuarama, onde já foram confirmados quatro casos da doença, além de outros 12 na zona rural. Além disso, há ainda outros casos de suspeita de dengue em investigação. Nesta quarta-feira, 27, as vistorias foram realizadas no distrito de Lovat, que tem um caso positivo.

O trabalho de campo dos agentes compreende vistorias, fiscalização de reclamações e denúncias, eliminação de focos do mosquito e potenciais criadouros e também orientação à população. No último boletim semanal de acompanhamento da dengue, Umuarama aparece com 661 casos positivos e 1.347 suspeitos (em investigação), dentre um total de 3.265 notificações registradas desde o início do atual período epidemiológico.

Em Lovat foram encontrados e eliminados 12 focos do mosquito. Os agentes visitaram cerca de 300 imóveis do distrito, incluindo a vila rural localizada às margens da rodovia PR-323. Na última semana o mesmo trabalho foi realizado no distrito de Roberto Silveira e, conforme a coordenadora do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, Taila Biaca Crivelaro, o cronograma de abril prevê visitas e orientações aos moradores de Santa Eliza e Serra dos Dourados.

Eliminar os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti é o objetivo principal das vistorias nos imóveis, mas além desse trabalho os agentes também orientaram os moradores sobre cuidados que devem ser tomados para evitar infestação do mosquito – como manter o quintal limpo, sem recipientes que possam acumular água, colocar areia nos vasos de plantas, cobrir pneus e brinquedos e realizar a manutenção nas calhas.

“Estas são práticas que devem fazer parte da rotina doméstica. Temos registrado muitas notificações de suspeitas de dengue e confirmado alguns casos nos distritos, por isso é importante estender a prevenção a todas essas localidades, além do trabalho diário que é feito nos bairros de Umuarama, antes que a situação evolua para uma epidemia”, explicou Taila Crivelaro.

O secretário municipal de Saúde, Edson Souza, reforça o pedido para que a população se engajar na batalha contra a dengue. Segundo ele o poder público atua na fiscalização e orientação, além do combate aos focos e tratamento dos pacientes, mas a população tem um papel importante que é cuidar do quintal, para manter as casas livres de mosquitos.

Fonte:

Deixe seu comentário