Portal da Cidade Umuarama

DOE SANGUE

Com estoque reduzido em 30% Hemonúcleo precisa de doadores de sangue

Feriado prolongado de Carnaval contribuiu para a baixa dos estoques em todos os tipos sanguíneos

Publicado em 15/02/2018 às 06:46
Atualizado em

O Banco de Sangue atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16 horas (Foto: Portal da Cidade/Ricardo Trindade)

O Hemonúcleo de Umuarama teve seu estoque reduzido em 30% após o feriado prolongado de Carnaval. Por outro lado, a procura por bolsas aumentou em 40%. O auto índice de acidentes de trânsito nesse período contribuiu para esses números.

De acordo com o coordenador do Hemonúcleo, Claudio Francisconi, houve redução no estoque de todos os tipos de sangue. O caso mais crítico é o O negativo que pode ser doado para qualquer pessoa. No entanto, esse tipo sanguíneo é raro: apenas 9% dos brasileiros o possuem e é o mais utilizado pelos hospitais em situações de emergência.

Claudio Francisconi / Coordenador / Hemonúcleo

Otimismo

Infelizmente há poucos doadores de sangue frequentes(que doam a cada três meses), por isso a necessidade de sempre fazermos campanhas. Mas acredito que o habito de doar sangue fará parte da cultura da população da nossa região.

Claudio Francisconi / Coordenador / Hemonúcleo


Quem deseja fazer uma doação, o processo é simples: basta levar um documento de identificação. No entanto, é preciso ficar atentos a alguns requisitos: 

·  Estar em boas condições de saúde

· Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade

· Pesar no mínimo 50kg

· Estar descansado

· Estar alimentado

O Banco de Sangue atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16 horas. Está localizado na av. Manaus, nº 4444. Mais informações pelo (44) 3621-8307.

Fonte:

Deixe seu comentário