Portal da Cidade Umuarama

Prevenção

Campanha de vacinação contra o sarampo tem Dia D neste sábado em Umuarama

Saiba na reportagem quais os postos de saúde que estarão abertos neste Dia D de vacinação em Umuarama

Publicado em 15/02/2020 às 04:00
Atualizado em

Quem tem entre seis meses e 59 anos deve ser vacinado contra a doença e não esqueça a carteirinha de vacinação (Foto: Ministério da Saúde)

Este sábado (15) é o dia D de vacinação contra o sarampo em Umuarama e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina é o único meio de impedir o contágio do sarampo. Quem tem entre seis meses e 59 anos deve ser vacinado contra a doença e não esqueça a carteirinha de vacinação.

Vacinas

O Paraná possui 1.852 salas de vacinação dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e mais de 1,2 milhão de doses da vacina tríplice viral para a campanha. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Umuarama

A vacina, que é gratuita, estará disponível na Capital da Amizade nas unidades de saúde do 1° de Maio, Vitória Régia, Bem-Estar e Lisboa, das 8h às 17h - sem intervalo.

Quem toma a vacina

A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses. A dose número 1 aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral, e a dose 2 aos 15 meses com a vacina tetra viral (que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora).

A população com até 29 anos deve receber ao menos duas doses da vacina. E para as pessoas que estão no grupo com idade entre 30 e 49 anos basta ter o registro de uma dose. Acima dos 50 anos, a vacina é indicada apenas nos casos de bloqueio vacinal após a exposição com casos de suspeita da doença ou confirmados. Mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas. E aquelas que desejam engravidar, devem aguardar no mínimo 30 dias após receber a dose da vacina.

Profissionais de saúde

Os profissionais da área da saúde devem ser vacinados com as duas doses da tríplice viral em qualquer faixa etária, independente se atuam na atenção primária, secundária ou terciária.

Quem não toma a vacina

Pessoas com a imunidade baixa, mulheres grávidas e menores de seis meses de idade não devem tomar a vacina.

Casos

O boletim epidemiológico publicado nesta quinta-feira (13) confirmou que 850 pessoas já receberam a confirmação do diagnóstico de sarampo no Estado. Destas, 447 têm idade entre 20 e 29 anos, 219 estão na faixa de 10 a 19 anos, 94 registros entre 30 e 39 anos, 46 são pessoas na faixa de idade acima dos 40 anos e 44 pacientes confirmados com menos de 10 anos.

Fonte:

Deixe seu comentário