Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Campanha de vacinação contra gripe inicia na próxima segunda em Umuarama

As vacinas serão disponibilizadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS), com exceção do Posto Central – que foi convertido em ambulatório de dengue

Publicado em 22/03/2024 às 18:25

A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira, 25, a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe comum), que deve se estender até 19 de abril. Nesta semana o Paraná recebeu 440 mil doses da vacina, que já foram descentralizadas às Regionais de Saúde. A primeira remessa encaminhada para Umuarama teve 4.400 doses.

Inicialmente a campanha atenderá grupos prioritários. As vacinas serão disponibilizadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS), com exceção do Posto Central – que foi convertido em ambulatório exclusivo para atendimento dos casos de dengue. “Teremos vacinas também nas unidades de saúde dos distritos. O objetivo é facilitar ao máximo para a população, a fim de atingir a maior cobertura vacinal”, explicou o secretário da Saúde, Edson Souza.

A vacina estará disponível à população durante todo o horário de atendimento das UBS, das 7h às 11h e 13h30 às 16h30, e a meta é vacinar 90% do público-alvo, que totaliza 44.358 umuaramenses. “Vamos receber mais doses em breve, conforme as liberações do Estado, que por sua vez recebe as vacinas do Ministério da Saúde”, acrescentou a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica do município, Priscila Jardim Baraviera.

Neste primeiro momento, as vacinas estarão liberadas para os seguintes grupos: crianças de 6 meses de vida a 5 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças armadas, segurança e salvamento; pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Também pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas. De acordo com o Ministério da Saúde, 4,5 milhões de pessoas fazem parte desse grupo no Paraná.

Para estender a divulgação da campanha a Secretaria de Estado da Saúde propôs a realização do Dia D contra a Influenza, que visa incentivar e promover o acesso à imunização, e a data pactuada foi 13 de abril.

Fonte:

Deixe seu comentário