Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Avança a construção do novo Pronto Atendimento 24h de Umuarama

O novo PA vai atender à população dia e noite, em casos de urgência e emergência

Postado em 14/01/2019 às 08:48 |

averá classificação de risco e apenas os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais (Foto: Ilustrativa)

Está a pleno vapor a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24h que a Prefeitura de Umuarama vai implantar no antigo Posto de Saúde Central. A demolição para reforma, ampliação e adequação da estrutura foi iniciada ainda no final de 2018 e a expectativa de execução é de seis meses.

“Queremos inaugurar essa unidade no aniversário da cidade, em junho, desde que não haja imprevistos. O novo PA vai atender à população dia e noite, em casos de urgência e emergência. Haverá classificação de risco e apenas os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais”, afirmou o prefeito Celso Pozzobom.

A mudança para a nova unidade faz parte de uma série de melhorias que a Secretaria Municipal de Saúde está implantando no setor, com o apoio do prefeito. Nas últimas semanas, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), responsável pela prevenção e atendimento a portadores de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e Aids foram transferidos para o antigo Hospital Santa Maria, na Avenida Rio Branco – ao lado do Pronto Atendimento atual.

Na próxima semana, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) também inicia o atendimento nesse novo endereço. “O próximo passo é a construção da nova sede da nova unidade, que passará a atender 24h, e também a Policlínica, que abrigará as especialidades médicas em uma nova estrutura, ao lado do futuro PA. São mudanças importantes que estamos realizando com altos investimentos, para oferecer melhores condições de atendimento à população”, apontou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

A secretária lembra que a implantação do PA 24h tem uma contrapartida do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) e representa o investimento de R$ 2 milhões 963 mil. “Após as adequações e ampliação, o prédio terá 1.326,91 m² com novos equipamentos, equipe ampliada e toda a estrutura para prestar um atendimento de excelência à população. Esta é uma preocupação do prefeito Celso Pozzobom, que tem na saúde uma de suas maiores prioridades administrativas”, completou Cecília, lembrando a grande demanda de pacientes acolhidos diariamente pela unidade.

O prefeito reforça que além de melhorar a infraestrutura e dar mais conforto à equipe e usuários, a mudança representa economia com o aluguel que deixa de ser pago. “Alojando o PA em um prédio próprio poderemos devolver o imóvel usado atualmente ao proprietário, economizando cerca de R$ 185 mil anuais, que poderão ser investidos em mais serviços na própria área de saúde”, afirmou Pozzobom.

Destacou ainda que a Secretaria de Saúde já tem encaminhados equipamentos novos (incluído aparelho de raio-X digital) e toda a mobília para instalar na nova unidade, “que será um divisor de águas no atendimento emergencial”, disse. “Com o curso de Medicina, teremos mais médicos, técnicos e estagiários para dar melhor atenção aos pacientes. Será um ganho de qualidade que a população de Umuarama ainda não imagina no atendimento à saúde, integrando humanização com atualização tecnológica e uma melhoria substancial na infraestrutura”, completou o prefeito Celso Pozzobom.

Investimentos

Nos últimos dois anos, o Pronto Atendimento Municipal substituiu enfermeiros terceirizados por seis efetivos, acrescentou um médico no turno da noite e finais de semana; implantou classificação de risco, que permite priorizar os pacientes mais graves, e sistema de prontuário eletrônico (100% informatizado); incorporou 20 novos tipos de medicamentos para atendimento de urgência e emergência além de materiais e equipamentos, como máscara laríngea, bomba de infusão, ventilador pulmonar, eletrocardiógrafo, cama elétrica, carrinho de emergência.

A unidade criou ainda um programa de educação permanente para os profissionais; assegurou mais conforto para profissionais e usuários, através da pintura, colocação de ar-condicionado em todos os ambientes, novas cadeiras, mesas e computadores. Ganhou também uma nova ambulância, mais moderna e equipada para o transporte de pacientes graves até o hospital de referência. O PA também passou a disponibilizar exames laboratoriais de urgência com resultado em poucas horas.

Fonte:

Deixe seu comentário