Portal da Cidade Umuarama

Sancionada

Agora é lei: Toledo terá que adotar fogos de artifício silenciosos

Matéria proíbe a queima de fogos que causem poluição sonora acima de 65 decibéis

Publicado em 19/03/2019 às 08:17

A proposta contou com audiência pública com participação da comunidade e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares nas duas votações, a última no dia 11 de fevereiro (Foto: Prefeitura de Toledo)

Toledo terá que adotar agora fogos de artifício silenciosos. O presidente da Câmara de Vereadores sancionou a lei que foi aprovada por unanimidade na Casa. Agora, o município terá que adaptar o orçamento de suas festas para garantir beleza sem poluição sonora. 

Agora é lei. As festas em Toledo que utilizam fogos de artifício não poderão mais ser assim e terão quer ser mais silenciosos.

Foi sancionada a matéria que proíbe a queima de fogos que causem poluição sonora acima de 65 decibéis. 

Notícia positiva, para quem esperava há anos para participar dos momentos de festividades do município.

A vereadora Olina Fiorentin, que propôs o projeto, explica que a ideia é realmente garantir festas mais inclusivas, onde os barulhos dos fogos não prejudiquem os animais e, principalmente, as pessoas que possuem dificuldade com o som alto, como os autistas.

A proposta contou com audiência pública com participação da comunidade e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares nas duas votações, a última no dia 11 de fevereiro.

Porém, como passaram os 15 dias que o prefeito tem para sancionar a Lei, e não foi assinada por Lúcio de Marchi, a proposição foi sancionada pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Antônio Zóio.

A lei afeta diretamente as duas principais festas na cidade. O aniversário do município e o Réveillon. Ano passado o município investiu mais de R$ 159 mil na Virada do Ano e mais de R$ 15 mil no aniversário. Agora, a administração terá que rever.

Com a lei, a expectativa é que as tradicionais festas do município não sejam prejudicadas, pois apenas o barulho deve diminuir, não o brilho e beleza dos momentos. Como acontece já em outras cidades como Florianópolis, São Paulo, Curitiba e até a vizinha Marechal Cândido Rondon.

Outra esperança é que a lei, que vale para as festas do município ou autorizadas por ele, sirva de exemplo para quem gosta de soltar fogos em outras ocasiões.

Fonte:

Deixe seu comentário