Encontro de gestores
Scanavaca representa Umuarama em reunião de prefeitos sobre soluções regionais
Debate realizado em Paranavaí reuniu lideranças do interior paranaense para discutir projetos de infraestrutura, inovação e prevenção climática
Publicado em
22/07/2026 às 09:32
Atualizado em
Paranavaí sediou, na manhã desta terça-feira (21), uma reunião com prefeitos de sete importantes municípios do Paraná para debater a troca de experiências e o alinhamento de políticas públicas. O encontro, realizado no Instituto Mauricio Gehlen, reuniu os prefeitos Mauricio Gehlen (Paranavaí), Silvio Barros (Maringá), Rodolfo Mota (Apucarana), Douglas Fabrício (Campo Mourão), Marco Franzato (Cianorte), Carlos Alberto de Paula (Sarandi) e Fernando Scanavaca (Umuarama).
A programação contou com a participação de secretários municipais anfitriões, que apresentaram projetos de gestão, investimentos em andamento e resultados alcançados em áreas fundamentais como infraestrutura, saúde, educação e finanças. A apresentação serviu de modelo técnico para eventual replicação nas demais administrações.
Estratégias climáticas e integração regional
Além das apresentações de projetos locais, os gestores abriram espaço para o debate de demandas comuns. As consequências do fenômeno climático El Niño estiveram entre as principais pautas, dada a necessidade de planos de contingência regionais para conter danos causados por instabilidades do tempo na agricultura, abastecimento de água e malha urbana.
O prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, ressaltou o caráter inédito do modelo de integração. "É muito gratificante ver os sete prefeitos reunidos para tratar de assuntos inerentes às suas administrações. Quando percecemos que os desafios são semelhantes, conseguimos encontrar alternativas por meio da experiência de cada gestor. Trata-se de uma iniciativa inédita para que, juntos, possamos desenvolver cada vez mais as nossas cidades", afirmou.
Continuidade da agenda intermunicipal
Este foi o segundo encontro promovido pelo grupo de lideranças neste mandato — a primeira edição ocorreu no ano passado, em Maringá. A manutenção da agenda periódica reforça o trabalho coordenado entre as cidades polo do interior paranaense em temas como mobilidade urbana, segurança pública e desenvolvimento econômico.
Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Mais votado em Umuarama, Sergio Frederico é 1º suplente e pode assumir vaga em 2027
06/10/2026 às 08:46
Com base no Noroeste, Newton Bonin chega à Câmara Federal após somar 54,9 mil votos
05/10/2026 às 17:20
Sergio Moro vence eleição para governador com mais de 60% dos votos em Umuarama
05/10/2026 às 11:54
Flávio Bolsonaro tem 69% dos votos em Umuarama e vence em 350 cidades do Paraná
05/10/2026 às 10:58
Veja como Umuarama votou nas eleições de 2026 para presidente, senado e deputados
05/10/2026 às 08:33
Seções da região têm alterações importantes; eleitores devem conferir local de votação
30/09/2026 às 13:46