Portal da Cidade Umuarama

Sem licença

Polícia apreende madeira nativa em depósito de São Jorge do Patrocínio

Motorista não apresentou o Documento de Origem Florestal, exigido para o transporte e armazenamento de madeira nativa

Publicado em 12/12/2017 às 02:15

Proprietário do depósito também não comprovou a origem total da madeira (Foto: PMPR)

No sábado (09), após denúncia, uma equipe de policiais ambientais de Umuarama realizou a apreensão de 48,20 metros cúbicos de madeira nativa armazenada irregularmente. A ação ocorreu em um depósito de materiais de construção localizado em de São Jorge do Patrocínio, município que fica a 80 quilômetros de Umuarama.

No pátio do estabelecimento os policiais encontraram um caminhão em que parte da madeira nativa cambará, beneficiada em caibros, vigas e tábuas, já havia sido descarregada e o motorista não apresentou o Documento de Origem Florestal, exigido para o transporte e armazenamento de madeira nativa, e informou que o carregamento teria sido feito em Sinop (MT). 

O proprietário da empresa, que também não comprovou a origem total da madeira, (possuía declaração de apenas 9,8 metros cúbicos), foi encaminhado, juntamente com o motorista, ao Destacamento Policial Militar do município para a lavratura do Termo Circunstanciado por transportar e ter em depósito produto de origem vegetal sem a devida licença, crime este previsto na Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98. 

Ambos deverão ainda receber autuação administrativa do Instituto Ambiental do Paraná pelas infrações cometidas e todo o material apreendido será ser doado a uma instituição beneficente.

Fonte:

Deixe seu comentário