Portal da Cidade Umuarama

imunização

Tratamento: vacina para rinite controla as crises e dispensa uso de antialérgico

A alergista Dra. Beatriz Côrrea explica como são ministradas as doses do imunizante que pode ser um alívio para muita gente

Publicado em 26/05/2021 às 03:46
Atualizado em

Dra. Beatriz Corrêa atende na Allergo Care - Clínica de Alergia e Imunologia (Foto: Valmir Pessoa/Portal da Cidade Umuarama)

O período do ano compreendido pelo outono-inverno é dos momentos em que há maior incidência de doenças respiratórias e reações alérgicas, graças às mudanças climáticas, variação de temperatura, tempo seco, características desses meses. O que nem todo mundo sabe é que muitas doenças comuns como a rinite, possuem imunizante. Em tempos de pandemia, os sintomas dessas se confundem facilmente com os sintomas do coronavírus e preocupam ainda mais.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), mais de 40 milhões de brasileiros sofrem com os efeitos dessa reação alérgica. A imunoterapia, ou seja, utilizar a vacina contra alérgenos, é um tratamento que, quando realizado com a indicação correta, apresenta nos pacientes resultados bastante satisfatórios.

Como funciona

O tratamento é feito com acompanhamento e indicação do alergista, que irá analisar se o paciente está apto a receber as doses graduais do alérgeno, para não correr nenhum tipo de risco. A aplicação é feita em pequenas doses do agente causador da alergia, por um período variável de 1 a 3 anos e pode ser indicada para pessoas sensíveis aos ácaros da poeira doméstica, pólen, fungos e venenos de insetos.

O objetivo é modificar o sistema imunológico do paciente para torná-lo mais resistente aos agentes causadores daquela rinite. A principal vantagem da vacina é que, diferente da medicação convencional, a eficácia se mantém por anos. Além disso, com a imunização em dia, o paciente deixa de usar os medicamentos antialérgicos gradativamente, até se obter uma vida normal.

Dra. Beatriz Helena Corrêa
Alergologista CRM 11.181 | RQE 20.034

Allergo Care - Clínica de Alergia e Imunologia
Avenida Rio Branco, 4332
Zona I - 87501-130 - Umuarama
Facebook | Instagram | WhatsApp
(44) 3622-6393 | (44) 9980-2800


Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Deixe seu comentário