Portal da Cidade Umuarama

dermatologia

Quais os cuidados são imprescindíveis para a saúde dos cabelos no inverno?

Neste Papo de Especialista, a dermatologista Cristianne Côrrea traz dicas importantes para manter os fios saudáveis nesse período

Postado em 14/06/2021 às 11:20 |

A Dra. Cristianne Côrrea atende na clínica Dermato Care, em Umuarama (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

Além da pele, que devem ter os cuidados redobrados durante o inverno, os cabelos também merecem atenção. Durante a estação mais fria do ano, torna-se comum o uso do secador, pois a secagem natural dos fios acaba sendo mais demorada.

No frio, os fios acabam ficando, assim como a pele, mais ressecados e, com o uso o secador, o cabelo precisa de mais hidratação. Para evitar dano aos fios, é essencial utilizar shampoos e condicionadores de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo. Também é importante o uso de produtos com protetores térmicos no comprimento dos fios antes de utilizar o secador de cabelo. Outra medida importante para reduzir o dano térmico é remover o excesso de água dos fios com uma toalha antes de usar o secador e usá-lo a uma distância de aproximadamente 30 cm dos fios.

É importante também aderir à uma rotina de hidratação. Comece com uma limpeza profunda dos fios para retirar todas as impurezas. Em seguida, os hidrate com uma máscara hidratante específica para o seu tipo de cabelo e somente após aplique o condicionador. A hidratação é ideal que seja feita semanalmente, para que os fios se mantenham saudáveis.

Doenças capilares comuns durante o inverno

Muitas pessoas queixam-se do aumento da caspa nos cabelos durante esse período. A caspa ou dermatite seborreica, manifesta-se como vermelhidão e descamação nas regiões com maior concentração de glândulas sebáceas, como couro cabeludo, rosto, supercílios e tórax. A diminuição da higienização do couro cabeludo e o banho com água em temperaturas elevadas podem resultar em piora da descamação e da vermelhidão.

Nesses casos, a lavagem diária dos fios ou no máximo em dias alternados, com água morna, pode auxiliar na melhora clínica.

Se você observa que os fios estão menos saudáveis, as capas estão mais frequentes, ou há maior queda de cabelo, o mais indicado é consultar um dermatologista para fazer o tratamento adequado para o seu caso.

Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa
CRM 36.932 | RQE 26.433

Dermato Care
Avenida Rio Branco, 4332
Zona I - 87501-130 - Umuarama/PR
(44) 3622-6393 | (44) 99980-2800
Facebook | Instagram | WhatsApp


Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">

Mais Lidas