Portal da Cidade Umuarama

alérgicos

Pessoas com alergias sofrem mais com a chegada do inverno, diz especialista

Saiba como identificar os sintomas de uma crise alérgica e como diferenciá-la de outras doenças comuns nesse período do ano

Postado em 25/07/2021 às 22:40 |

Dra. Beatriz Corrêa atende na Allergo Care - Clínica de Alergia e Imunologia (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

A alergia é uma forma de defesa alterada do nosso organismo. Nosso corpo, ao perceber a presença de determinados alérgenos ambientais, produz de maneira excessiva anticorpos para combatê-los. Os quadros tendem a se agravar principalmente durante os dias mais frios.

Como saber se o indivíduo possui rinite alérgica ou está apenas resfriado?

Geralmente, pessoas que possuem rinite alérgica apresentam:

- Crises de espirros repetitivos, geralmente mais de 10 espirros seguidos

- Coriza intensa, clara e aquosa

- Prurido intenso no nariz

- Sintomas limitados ao nariz

Já os indivíduos com resfriados ficam debilitados, com dores no corpo, febre calafrios que persistem em média por uma semana , quando a secreção se torna espessa e amarelada e os sintomas diminuem e desaparecem.

Asma

Outra patologia bastante comum em pessoas alérgicas com agravamento importante no inverno é a asma. A doença geralmente inicia na infância ou antes dos 20 anos de idade e é associada em sua maioria a processos alérgicos respiratórios, como a exposição à poeira domiciliar, poluentes ambientais.

Em geral, a asma é de caráter hereditário, ou seja, quando há casos precedentes na família ou alguma outra doença alérgica. Além dessas características, a asma apenas poderá ser diagnosticada por um médico.

Sintomas de asma

- Tosse

- Chiado no peito

- Falta de ar

- Cansaço

Porque o asmático piora no inverno?

O indivíduo asmático apresenta uma hiper-reatividade brônquica. No inverno, o próprio ar frio e seco, funciona como desencadeante das crises (o ar ideal para os pulmões é aquele com temperatura de 37ºC), isso associado às alergias ao ácaro da poeira domiciliar, infecções virais e bacterianas comuns nessa época do ano, são fatores contribuintes dessa piora, levando a maior instabilidade brônquica e consequentemente mais crises.

Em 1 grama de poeira pode ser encontrado até 20.000 ácaros. E daí a importância do controle ambiental que o alergista sempre realça para os seus pacientes.

Como é feito o tratamento do Asmático?

O tratamento vai depender da causa e do grau de gravidade, medidas preventivas ambientais, broncodilatadores de curta duração medicamentos usados durante as crises (Anti-inflamatórios), usados por períodos mais longos e mesmo fora das crises usados como profiláticos.

Os pacientes portadores de asma têm muito medo das “bombinhas”, muitos acham que ela vicia ou pode atacar o coração, isso é verdade?

Não. As bombinhas nada mais são do que um dispositivo inalatório utilizado no tratamento da asma e vai conduzir o medicamento diretamente aos pulmões que são os órgãos afetados pela doença e por isso é a melhor e mais moderna forma de tratar a asma. Elas não apresentam efeitos colaterais para o coração e não causam vícios.

Vacinas contra alergia

As vacinas de alergia fazem parte dos medicamentos de prevenção e são indicadas aos pacientes alérgicos induzindo uma tolerância ao alérgeno ou seja, aumenta a resistência dele ao convívio com a poeira e o ácaro.

Quanto mais cedo for diagnosticado a causa da alergia e instituído o tratamento com vacinas, mais chances o indivíduo possui de se livrar da doença, sendo as crianças as mais beneficiadas pois o sistema imunológico está em formação, respondendo melhor e mais rápido ao tratamento.

Dra. Beatriz Helena Corrêa
Alergologista CRM 11.181 | RQE 20.034

Allergo Care - Clínica de Alergia e Imunologia
Avenida Rio Branco, 4332
Zona I - 87501-130 - Umuarama
Facebook | Instagram | WhatsApp
(44) 3622-6393 | (44) 9980-2800


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

Mais Lidas