Portal da Cidade Umuarama

tratamento

Dermatologista fala sobre os riscos e benefícios do Roacutan no combate à acne

Medicamento é popular por sua eficácia, porém o tratamento deve ser prescrito e acompanhado por um dermatologista devido aos possíveis efeitos colaterais

Publicado em 19/07/2021 às 02:19
Atualizado em

Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa atende na clínica Dermato Care em Umuarama (Foto: Valmir Pessoa/Portal da Cidade Umuarama)

O Roacutan, medicamento indicado para tratar alguns casos de acne e foliculite é cada vez mais popular por ser extremamente eficaz e melhorar muito o aspecto da pele.

A isotretinoína, substância que compõe o remédio, é capaz de reduzir a produção de sebo e, consequentemente, as lesões na pele. Apesar disso, é preciso muita cautela e cuidado ao tomar a medicação devido aos possíveis efeitos colaterais e contra indicações.

Para tratar de forma segura, o medicamento deve ser indicado por um dermatologista, que irá acompanhar todo o tratamento com exames de sangue periódicos.

Entre os efeitos colaterais, estão:

Ressecamento de pele e lábios - são os efeitos mais comuns, controlados com o uso de hidratantes;

Sangramento do nariz;

Coceira;

Em casos mais raros, dores musculares após atividades físicas;

Elevação dos triglicerídeos e Alterações do fígado - são efeitos reversíveis com a suspensão do tratamento e são detectados nos exames de sangue de controle.

Malformação fetal.

Todo mundo pode tomar Roacutan?

Antes de iniciar o tratamento, alguns cuidados devem ser tomados, como exames para identificar possíveis alterações que contra indiquem o tratamento. A ingestão de bebidas alcoólicas é contra indicada durante todo o tratamento. Pessoas com alergia a alguma substância do roacutan, com insuficiência hepática ou mulheres grávidas ou amamentando estão proibidos de utilizarem o remédio. 

Malformação fetal é um efeito adverso comprovado! Por isso, o medicamento é contraindicado em gestantes. Mulheres em idade fértil devem estar em uso de 2 tipos de método contraceptivo (por exemplo: anticoncepcional e camisinha) para poderem usar o medicamento em segurança, e devem esperar 2 meses após o término do tratamento para engravidar.

Como iniciar o tratamento?

O dermatologista é quem irá avaliar a necessidade e a indicação correta para o uso da isotretinoína oral.

Apesar dos possíveis efeitos adversos, o medicamento é muito eficaz no tratamento da acne e seguro, desde que realizado da forma correta, em acompanhamento regular com o dermatologista e com realização de exames de controle.

Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa

CRM 36.932 | RQE 26.433

Dermato Care
Avenida Rio Branco, 4332
Zona I - 87501-130 - Umuarama/PR
(44) 3622-6393 | (44) 99980-2800
Facebook | Instagram | WhatsApp


Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Deixe seu comentário