Portal da Cidade Umuarama

pele bonita

Comum entre mulheres, o melasma tem tratamento, mas requer cuidados específicos

Confira as orientações que a dermatologista Dra. Cristianne Côrrea traz sobre o tema

Postado em 06/04/2021 às 10:30 |

Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa atende na clínica Dermato Care em Umuarama (Foto: Valmir Pessoa/Portal da Cidade Umuarama)

O melasma é uma doença bastante recorrente no consultório dermatológico. Caracterizada pelo surgimento de manchas escuras, principalmente no rosto, o problema atinge cerca de 15 a 35% das brasileiras e é mais frequente em mulheres por volta dos 30 anos.

As manchas aparecem devido a um aumento na produção de melanina, que provoca alterações na pigmentação da pele. As causas podem estar relacionadas a uma maior exposição ao sol ou mesmo a fatores genéticos e hormonais.

Tratamento

Pacientes diagnosticados com melasma devem incluir uma série de cuidados com a pele para controlar a doença. É importante frisar que é totalmente normal que tenha episódios de melhora e piora das manchas e reaparecimento dependendo dos cuidados.

O ponto mais importante no tratamento é o uso de filtro solar em quantidade adequada e com aplicações regulares (pelo menos a cada 3 horas). Também é importante que o filtro apresente alta proteção contra radiações UVA e UVB, mas também contra Infravermelho (calor) e Luz visível (lâmpadas, celulares e computadores) que embora tenham uma influência menor, também causam manchas.

Além disso, fórmulas clareadoras e outros tratamentos estéticos como laser, peeling químico ou microagulhamento, podem ser realizados pelo dermatologista. É indispensável que todo tratamento contra melasma seja realizado com orientação médica, pois tratamentos incorretos podem resultar em “efeito rebote” com piora das manchas.

Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa
CRM 36.932 | RQE 26.433 

Dermato Care
Avenida Rio Branco, 4332
Zona I - 87501-130 - Umuarama/PR
(44) 3622-6393 | (44) 99980-2800
Facebook | Instagram | WhatsApp


Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">

Mais Lidas