Portal da Cidade Umuarama

diagnóstico

Apesar de comum, a rosácea pode ser facilmente confundida, diz dermatologista

Neste Papo de Especialista, a dermatologista Cristianne Côrrea esclarece como identificar os sintomas e como o tratamento controla a doença

Publicado em 29/04/2021 às 04:57
Atualizado em

Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa atende na clínica Dermato Care em Umuarama (Foto: Valmir Pessoa/Portal da Cidade Umuarama)

A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica que se manifesta na pele com manchas vermelhas e é mais frequente em mulheres com idade entre 20 e 50 anos. No consultório do dermatologista é uma das doenças mais frequentemente relatadas. Estima-se que afeta 1,5 milhões de pessoas no mundo e suas causas podem ser associadas a fatores genéticos.

Entre os sintomas mais facilmente detectáveis, estão:

- Vermelhidão facial de maneira súbita, associado à sensação de queimação, desencadeado por alimentos condimentados, bebida alcoólica, atividade física, etc)

- Vermelhidão facial permanente

- Pequenos vasos sanguíneos no nariz e bochechas

- Protuberâncias no rosto que se assemelham à acne

- Secura ocular e pálpebras avermelhadas, com irritação e inchaço

- Nariz alargado. Espessamento irregular da pele que leva ao aumento do nariz (mais comum entre os homens)

Mesmo com menor frequência, a doença também pode atingir os homens, sendo neles mais frequente a associação com a forma fimatosa (caracterizado por aumento nos tecidos da face causando aspecto infiltrado especialmente nariz e região malar).

Alguns fatores podem piorar os sintomas da rosácea. Dentre eles estão:

- Estresse emocional

- Extremos de temperatura (muito calor ou muito frio)

- Ingestão de bebidas alcoólicas ou com cafeína

- Exposição ao sol ou vento

- Alterações hormonais

- Uso de corticoides ou medicamentos vasodilatadores

- Exercícios físicos

Tratamento

Por se tratar de uma doença crônica, a rosácea não tem cura, mas pode ser controlada. É importante buscar sempre o diagnóstico precoce e correto em um médico dermatologista. Realizar uma rotina de skincare adequada, com produtos indicados para peles sensíveis com rosácea está entre as ações de controle que serão indicadas pelo especialista. Além disso, o tratamento pode aliar medicamentos orais e tópicos e em alguns casos o uso de laser para tratamento de pequenos vasos sanguíneos em face.

Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa

CRM 36.932 | RQE 26.433

Dermato Care
Avenida Rio Branco, 4332
Zona I - 87501-130 - Umuarama/PR
(44) 3622-6393 | (44) 99980-2800
Facebook | Instagram | WhatsApp


Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário