Portal da Cidade Umuarama

Radical

Go Skate Day vai agitar Umuarama no próximo domingo

Evento, que é internacional, pretende mostrar para a sociedade o skate, incentivando jovens a sair e praticar o esporte olímpico

Publicado em 17/06/2019 às 23:22
Atualizado em

Encontro é alusivo ao Dia Mundial do Skate, comemorado no dia 21 de junho (Foto: Divulgação)

Descolado, irreverente e autêntico, assim é o skate, esse esporte que estará na Olimpíada de 2020, em Tóquio. Apesar da cultura gerada em torno da prancha com rodinhas, que vai do estilo de roupas à liberdade dos passeios em ruas e pistas apropriadas, o skate ainda é pouco difundido em Umuarama.

Mas as barreiras, que incluem a falta de apoio, estão sendo ultrapassadas com a ajuda do trabalho desenvolvido pela Associação Umuaramense de Skate (AUS), que no próximo domingo, dia 23, traz para a Capital da Amizade o Go Skateboarding Day. O evento é alusivo ao Dia Mundial do Skate, comemorado no dia 21 de junho, e trará a Umuarama atletas de Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Goioerê, Maringá e Toledo.

O feriado foi iniciado na Califórnia (EUA) por Don Brown e é realizado no 21 de junho, que é o dia mais longo do verão, em vários países. Em Umuarama, o evento foi levado para o domingo para que todos possam participar da ação, inclusive as famílias. “O intuito é mostrar para a sociedade o skate, incentivando jovens a sair e praticar o esporte”, disse o skatista Raphael Teodoro Alves da Silva, o Rapau, presidente da AUS.

A programação do Go Skateboarding Day na Capital da Amizade tem início às 13h, na Praça Miguel Rossafa, onde acontece a concentração dos skatistas que desejam participar do encontro. De lá, eles seguem pela Avenida Paraná até a Praça Santos Dumont, palco da grande festa e de competições. “Teremos dois tipos de modalidades, uma que avaliará a melhor manobra com o julgamento de atletas profissionais de Maringá (PR), e a de maior salto, e todas elas com premiações”, divulgou Rapau.

Nova pista de skate

Durante o Go Skateboarding Day haverá a inauguração simbólica da pista de skate que foi construída na Praça Santos Dumont, e que fez parte do projeto de revitalização do centro de lazer. “Foi a associação que montou o projeto com apoio de arquiteto/engenheiro skatista e que apresentou à Prefeitura, que por sua vez nos ajudou na concretização dessa estrutura que ajudará a incentivar o skate em Umuarama”, complementou o presidente da AUS.

Fonte:

Deixe seu comentário