Nova ferramenta
Unipar lança FAROL como ferramenta de gestão e desenvolvimento de colaboradores
O primeiro ciclo avaliativo começou em 17 de agosto e segue até 17 de setembro
Publicado em
25/08/2026 às 14:45
Atualizado em
Em agosto, a Universidade Paranaense (Unipar) iniciou uma nova etapa na gestão de desempenho dos colaboradores com o lançamento do FAROL. Integrada à EVOLUA, a ferramenta chegou às sete unidades da instituição com a proposta de organizar o acompanhamento profissional e criar mais espaço para diálogo, feedback e planejamento do desenvolvimento de cada colaborador.
O primeiro ciclo avaliativo começou em 17 de agosto e segue até 17 de setembro. Durante esse período, colaboradores das sete unidades participam da avaliação, que faz parte das ações institucionais voltadas ao acompanhamento do desempenho e ao desenvolvimento profissional.
O projeto é conduzido pelo setor de Desenvolvimento Humano e Profissional (DHP), responsável por acompanhar a implantação e o andamento da iniciativa nas unidades da Unipar.
Ferramentas da EVOLUA
O FAROL chega à Unipar como mais uma ferramenta da EVOLUA, e não como uma nova plataforma. A proposta é ampliar as possibilidades de acompanhamento do desempenho dos colaboradores dentro de um processo contínuo de desenvolvimento, conectando avaliação, diálogo, feedback e planejamento profissional.
A ferramenta foi estruturada para proporcionar um olhar mais organizado sobre o desempenho e o desenvolvimento de cada colaborador.
Em vez de concentrar o processo apenas na avaliação de resultados, o FAROL abre espaço para conversas sobre a atuação profissional, reconhecimento das entregas, troca de feedbacks e identificação de aspectos que podem ser desenvolvidos ao longo da trajetória na instituição.
Primeiro ciclo segue até 17 de setembro
Por se tratar do primeiro ciclo da gestão de desempenho realizado por meio do FAROL, o período entre 17 de agosto e 17 de setembro também marca uma etapa importante para a incorporação da ferramenta à rotina institucional.
A participação dos colaboradores permitirá construir uma visão mais ampla sobre o desempenho e estabelecer referências que poderão orientar os próximos ciclos avaliativos.
Nesse processo, o feedback ocupa papel central. A proposta é estimular conversas que não se limitem aos resultados alcançados, mas considerem também comportamentos, competências, entregas, possibilidades de crescimento e aspectos que podem ser aprimorados ao longo da trajetória.
A avaliação também permite que gestores e colaboradores tenham um momento dedicado à análise do trabalho desenvolvido, às expectativas relacionadas à atuação profissional e às oportunidades de evolução.
Próxima etapa
Após a conclusão do primeiro ciclo avaliativo, em 17 de setembro, o FAROL entrará em uma nova fase. A etapa seguinte será dedicada à elaboração dos Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs), construídos a partir das informações, percepções e pontos identificados durante o processo de avaliação.
Os PDIs permitirão transformar o que foi observado ao longo do ciclo em ações de desenvolvimento mais direcionadas.
Os colaboradores das sete unidades da Unipar devem acessar a ferramenta dentro do período estabelecido para participar da avaliação.
Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Empresas mencionadas nesta notícia
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
IFPR prorroga inscrições para o Processo Seletivo 2027 até 7 de setembro
25/08/2026 às 13:33
IFPR de Umuarama celebra formatura de estrangeiros em cerimônia marcada pela diversidade
25/08/2026 às 09:24
Agenda especial do Poupatempo leva diversos serviços à comunidade do IFPR de Umuarama
22/08/2026 às 14:40
Ato simbólico celebra resultados alcançados pela unidade de Educação a Distância da Unipar
22/08/2026 às 13:30
Colação de grau reúne 60 formandos de EAD e semipresencial da Unipar em Umuarama
20/08/2026 às 17:32
Professores da rede municipal recebem bonificação especial pelo desempenho no IDEB
20/08/2026 às 14:35