Portal da Cidade Umuarama

aulas presenciais

Umuarama terá comitê para estruturar volta às aulas na rede municipal de ensino

Objetivo é elaborar e implementar um plano de ação com todos os protocolos necessários para o retorno seguro

Publicado em 19/08/2020 às 08:43

Comitê vai elaborar o plano para a volta às aulas presenciais com base nas medidas de higiene (Foto: Ilustrativa/Reprodução Terra)

Mesmo ainda sem uma data definida, a Secretaria de Educação de Umuarama vem se preparando para estruturar a volta das aulas presenciais na rede municipal, suspensas desde o início da pandemia de coronavírus em todo o país. Por meio do decreto 229/2020, o município instituiu o “Comitê Volta às Aulas Municipais”, vinculado à Secretaria de Educação. O objetivo é elaborar e implementar um plano de ação com todos os protocolos necessários para o retorno seguro às aulas no período pós-pandemia.

A implementação do plano, porém, dependerá de aprovação pelo Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE) Municipal. O comitê terá oito titulares e respectivos suplentes da Secretaria Municipal de Educação e um representante e um suplente de cada um dos seguintes segmentos: diretores das escolas municipais e dos CMEIs; coordenadores das escolas municipais, dos CMEIs e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Haverá ainda representantes dos professores do Ensino Fundamental, da Educação Infantil, dos pais de alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil; do Conselho Municipal de Educação; do Sindicato dos Servidores Públicos (Sispumu); das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Procuradoria-Geral; da Vigilância Sanitária; do Ministério Público Estadual; da Defensoria Pública Estadual; e do Núcleo Regional de Educação. 

A direção do comitê para a volta às aulas será da Secretaria Municipal de Educação e as regras de funcionamento interno serão estabelecidas na primeira reunião, por decisão da maioria dos componentes. As reuniões observarão calendário anual estabelecido pelo Comitê, podendo haver convocação de reuniões em caráter excepcional. O comitê vai elaborar o plano para a volta às aulas presenciais com base nas medidas de higiene e enfrentamento da pandemia, preconizadas pelos órgãos e profissionais de saúde.

O plano deverá conter orientações pedagógicas, de distanciamento físico, limitação do acesso às unidades educacionais, escalonamento da entrada e saída durante as aulas, intervalo e merenda escolar, aulas especiais, transporte escolar, cuidados nos bebedouros, higienização de superfícies e ambientes, higienização das mãos e uso de máscara, aferição da temperatura corporal, procedimentos nos casos de contaminação; e conduta com grupo de risco. Poderão ser incluídas outras disposições desde aprovadas com o voto favorável da unanimidade dos membros do comitê.

Fonte:

Deixe seu comentário