Portal da Cidade Umuarama

Samu Noroeste passa a gerenciar base que será inaugurada em Ivaiporã

Publicado em 24/05/2017 às 08:27

Apucarana - Discutido desde 2009, o funcionamento do Samu Regional da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã será inaugurado nesta semana. A base de Ivaiporã - o serviço contará ainda com bases em João do Ivaí e Manoel Ribas - será entregue em solenidade na sexta-feira, quando começa o atendimento.

O serviço atenderá 16 municípios do Vale do Ivaí, totalizando 138 mil habitantes. O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, lembrou que se trata de mais uma grande conquista para o Vale do Ivaí, “porque o atendimento nos casos de urgência e emergência será mais rápido”. Embora o custo seja alto, o prefeito defendeu a importância de investir no salvamento de vidas, por considerar um “valor imensurável”

A inauguração do Samu 192 contará com apoio da Prefeitura de Ivaiporã; Governo do Estado, por meio da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã; Governo Federal; Ministério da Saúde; e do presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) - Samu 192 - com sede em Umuarama, Almir de Almeida. Esta semana – entre os dias 22 e 25 de maio – os profissionais que irão trabalhar no Samu 192 passam por treinamento no salão nobre da Prefeitura de Ivaiporã. 

O coordenador de Recursos Humanos do Samu Noroeste, Adriano Horn, explicou que os profissionais das bases de Ivaiporã, João do Ivaí e Manoel Ribas passam por treinamento para dar início aos trabalhos na sexta-feira. Estão em treinamento condutores, enfermeiros, técnicos em enfermagem, socorristas e médicos intervencionistas. 

São dois tipos de ambulância: básica, que é composta por um condutor e por um técnica de enfermagem; e uma avançada, que é composta por médico, enfermeiro e condutor – sem mencionar o aparato de uma UTI móvel. Os serviços do Samu envolvem a área de abrangência da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã. Com exceção do município de Santa Maria do Oeste, os demais 15 municípios da região serão integrados ao Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp).

Fonte:

Deixe seu comentário