Portal da Cidade Umuarama

Revitalização

Projeto universitário transforma a sede da Adefiu em Umuarama

Estudantes se uniram e realizaram um trabalho inspirador, que deixou a sede da entidade mais agradável e valorizada

Publicado em 30/11/2017 às 23:41

Com a pintura, prédio da entidade ganha novo visual (Foto: Unipar)

Revitalizar para valorizar. Este é o princípio do projeto ‘Intervenção no Espaço – Pintura Solidária’, que reúne professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. Neste ano, a Adefiu (Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama) foi uma das beneficiadas (antes escolas receberam o projeto). 

A sede da entidade ganhou novo visual, mais despojado e mais bonito. Sob orientação da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Paula Gomes, e do professor do curso de Engenharia Civil, Igo Henrique Silva Nunes, os acadêmicos pintaram a fachada, realizando, em poucas horas, um trabalho exemplar. 

Segundo os professores, a ação gerou ótimos resultados. “Para a entidade foi importante, pois ela não teria recursos para essa finalidade, e para os alunos também, pois foi uma aula prática que ensinou não apenas técnicas profissionais, mas também de relacionamento, de trabalho em equipe”, diz Paula. A união dos dois cursos, para o professor Igo, foi uma estratégia oportuna, pois as teorias de um complementaram as do outro. 

“A etapa de projeto foi desenvolvida com a equipe de Arquitetura e o planejamento dos trabalhos, com a turma da Engenharia para, em seguida, as execuções serem feitas em conjunto”, diz. Para ele, foi gratificante ver o comprometimento dos acadêmicos para execução e conclusão do projeto. 

“Não faltaram ânimo, nem criatividade”, acrescenta a professora Paula. O acadêmico Matheus Cantu, do 3° ano, diz ter gostado de atuar na ação: “Devemos sempre ajudar entidades como esta, que prestam um serviço valoroso à comunidade... nessa união, conseguimos dar outra cara para o local, sem contar que a pintura é um serviço de manutenção importante para aumentar a vida útil da construção”.

Fonte:

Deixe seu comentário