Portal da Cidade Umuarama

novidade

Novas matrículas nos CMEIS de Umuarama serão feitas de forma online

Com isso os familiares não precisarão dormir em filas nos centros de educação infantil para garantir vaga para os filhos

Publicado em 20/11/2018 às 01:41
Atualizado em

Secretária de educação explica sobre o cadastro fila única (Foto: Portal da Cidade)

A Prefeitura de Umuarama lançou nesta terça-feira (20) o novo sistema para matrículas de alunos novos, com 0 a 3 anos, nos CMEIS dos municípios. Esse ano o processo será todo pela internet  por meio do cadastro fila única.

A partir do dia 3 de dezembro, às 13 horas, o sistema será disponibilizado para os pais pelo site da Prefeitura de Umuarama. Com a certidão de casamento dos filhos e uma conta de luz emitida pela Copel os pais farão o cadastro dos filhos nesse sistema.

A escolha dos alunos para a vaga será de forma cronológica, ou seja, o pai que fizer primeiro o cadastro terá prioridade.

Todo esse processo será feito pela internet e o município já se organizou para conseguir atender as famílias que não tem acesso. “As escolas e a secretaria estarão prontas para fazer esse atendimento aos pais que não tem internet em casa. Mas, a gente sabe, que nos dias de hoje, se você não tem acesso à internet o seu vizinho, um amigo, um familiar, pode ter.” explica a Mauriza Lima, secretária Municipal de Educação.

“O sistema  vem para acabar com questão da manipulação de dados, com aquele absurdo que era dos pais ficarem nas filas. Pelo cadastro eletrônico todos terão a mesma oportunidade.” ressalta a secretária.

Com os dados fornecidos pelos pais ou responsável, o sistema identificará a faixa etária da criança e buscará vaga na instituição mais próxima do endereço residencial. Dependendo da demanda, a vaga pode surgir em um CMEI de outro bairro.

Demanda de vagas

Segundo a secretária além de facilitar o processo para os pais o novo sistema ajudará a diminuir a demanda de vagas já que, muitos pais, fazem o cadastro dos filhos, atualmente, em dois, três CMEIS o que acaba gerando uma demanda maior do que a existente. Com a implantação do novo sistema o pai precisará fazer apenas um cadastro.

Cerca de 500 vagas devem ser abertas para crianças de 0 a 3 anos nos CMEIS de Umuarama.

 Resultado das vagas

 No início de janeiro, os responsáveis pelos cadastros qualificados para as vagas serão chamados a comparecer à Secretaria Municipal de Educação, no prédio da Prefeitura, para retirar as guias de encaminhamento para a matricula no CMEI onde estiver a vaga.

Fonte:

Deixe seu comentário