Portal da Cidade Umuarama

Jovens de baixa renda terão tratamento odontológico gratuito em Umuarama

Publicado em 10/04/2017 às 05:53

Umuarama - No próximo dia 28, quando se comemora o Dia Mundial do Sorriso, o projeto Dentista do Bem, da OSCIP Turma do Bem, selecionará centenas de jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito. Será a quinta edição da maior triagem odontológica do mundo. A ação, resultado da parceria entre Oral-B e Turma do Bem, acontece simultaneamente em mais de 300 municípios do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal. Milhares de jovens sejam atendidos nesse dia.

Em Umuarama, a triagem será aberta à população das 13h30 às 17h, na Clínica Odontológica da Unipar/ Campus Sede (Praça Mascarenhas de Moraes, 4282, zona 3). Para participar o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública.

O objetivo é identificar adolescentes de baixa renda que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida com acesso à saúde bucal. “Um adolescente que não pode ir ao dentista e cuidar da boca será um adulto infeliz. Quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”, afirma a coordenadora regional voluntária da Turma do Bem, Naira Santana.

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público. Além disso, de acordo com dados da Oral-B, o consumo médio de escova de dentes no Brasil é de 1,9 escovas/ano – muito distante da recomendação de 4 escovas/ano, respeitando-se a orientação de troca a cada 3 meses, por questões de higiene e razões funcionais.

Triagem

O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

Seleção

Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

Tratamento

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Fonte:

Deixe seu comentário