Portal da Cidade Umuarama

ENGENHARIA

Estudantes de Umuarama conquistam campeonato estadual de pontes de macarrão

A maquete desenvolvida pela equipe da Unipar suportou o peso de 316,70 kg

Publicado em 21/12/2018 às 00:21

A equipe bateu o próprio recorde (Foto: Assessoria Unipar)

A competição estudantil ‘Desafio Pontes de Macarrão’, realizada pela concessionária de rodovias Viapar em Maringá, reuniu equipes de várias cidades do Paraná. Acadêmicos das Engenharias Civil e Mecânica da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, participaram do evento e garantiram a vitória pelo segundo ano consecutivo.

A equipe Trovão Dourado é formada pelos alunos Danilo Ratti da Silva, Matheus Henrique Rossato Casola, Marcelo Ximenes Pereira e Reytton Felipe da Silva. O projeto por eles desenvolvido suportou o peso de 316,70 kg, quebrando o recorde anterior de 190,5 kg. A equipe conquistou troféus, medalhas e premiação em dinheiro – R$ 1.500, mais bonificação de R$ 500 pelo recorde batido.

O acadêmico Danillo conta que a proposta deles levou dois meses para ser concluído, incluindo a elaboração do projeto estrutural no computador. “A maquete foi construída em horários alternativos: depois do trabalho, da aula, nos finais de semana. Somando tudo, foram cinco dias, 23 horas e 40 minutos interruptos. Tudo foi milimetricamente pensado”, conta.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Everlei Câmara, ficou muito feliz com a notícia e elogia o empenho dos seus alunos: “Por ser uma atividade que envolve a aplicação de conhecimentos adquiridos em sala de aula, dos conteúdos de mecânica dos sólidos, resistências dos materiais, entre outros, participar deste concurso é uma experiência importante para a formação dos acadêmicos, porque proporciona aprendizado que vai além da técnica: exige muita dedicação e um bom senso de companheirismo entre os integrantes da equipe. Em todos esses quesitos, eles foram excelentes”.

Câmara conta que esse campeonato faz parte do curso de Engenharia Civil da Unipar desde 2011 – é realizado durante a Semana Acadêmica – e que o desenvolvimento do projeto é levado muito a sério pelos estudantes. “Eles fazem simulações em softwares dos esforços das barras da ponte e testam em laboratório as características físicas do macarrão. Esta aplicação parece brincadeira, mas se trata de uma simulação de um projeto real, passando pelo planejamento, projeto e execução da obra”, explica.

E ressalta: “Os integrantes da Trovão Dourado sempre participaram e se destacaram nos nossos concursos, vivendo experiências valorosas, que puderam aplicá-las no concurso da Viapar e, por consequência, comemorar a vitória, que traduzo como o reconhecimento de um bom trabalho que nosso curso de Engenharia Civil vem realizando”.

Na segunda colocação do concurso da Viapar ficou a equipe ‘Espaguetossauro Rex’, da Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (Feitep) de Maringá. E em terceiro lugar, a equipe ‘Tanabe Dias’, da Universidade Estadual de Maringá e Unicesumar.

Fonte:

Deixe seu comentário