Portal da Cidade Umuarama

ESCOLA

Educação define calendário para matrículas na rede municipal

O cronograma começa com o período de rematrícula para alunos do 2º ao 5º ano, que vai de 5 a 9 de novembro para todas as séries do Ensino Fundamental

Publicado em 29/10/2018 às 03:24

Os pais devem ficar atentos ao cronograma de matrículas da rede municipal (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

O setor de documentação escolar da Secretaria Municipal de Educação reuniu na manhã desta segunda-feira, 29, diretores e secretários escolares dos CMEIs (centros de educação infantil) e escolas municipais de Umuarama para discutir as datas do cronograma de matrículas para 2019, bem como algumas mudanças que serão implementadas e deverão ser seguidas pelas instituições. O encontro foi aberto pelo secretário municipal de Administração, Vicente Afonso Gasparini, em nome do prefeito Celso Pozzobom.

“Precisamos nos desdobrar para garantir uma educação de qualidade aos nossos alunos, aproveitando as tecnologias disponíveis para melhorar a rotina de trabalho e o atendimento. O prefeito Celso Pozzobom tem a educação como prioridade e estamos preparando uma série de novidades para facilitar a gestão e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino”, disse Gasparini.

A pauta da reunião incluiu orientações sobre a Instrução Normativa Municipal nº 01/2018, que disciplina as matrículas escolares para o próximo ano letivo; a Instrução Normativa nº 13/2006, da Secretaria de Estado da Educação, que orienta sobre a oferta do Ensino Religioso; e os pareceres CNE e CEE nº 02/2018, que trata do corte etário para matrícula inicial de crianças na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Outros temas foram o ofício nº 937/2018, do Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) da Coordenadora de Vigilância em Saúde (Covisa) referente à instrução conjunta nº 01/2018 da Secretaria de Estado da Saúde/ Secretaria da Educação, que torna obrigatória a Declaração de Vacinação; a Lei Ordinária nº 4.271/2018, que dispõe sobre a criação do Programa Fila Única – em fase de estruturação pelo município; e por fim a instrução nº 04/2017, que versa sobre emissão de documentos escolares para alunos de 4 e 5 anos.

“Vários assuntos foram discutidos e definidos entre a Secretaria de Educação, diretores e secretários escolares, para uniformizar o processo de matrícula e esclarecer eventuais dúvidas. É importante, agora, que os pais fiquem atentos ao cronograma de matrículas da rede municipal, que começa na próxima semana”, alertou Viviane Silva Lopes, coordenadora de Documentação Escolar.

O cronograma começa com o período de rematrícula para alunos do 2º ao 5º ano, que vai de 5 a 9 de novembro para todas as séries do Ensino Fundamental. Veja os documentos necessários e outras datas importantes (clique aqui). 

Fonte:

Deixe seu comentário