Portal da Cidade Umuarama

Dia do Agricultor

Dia de Campo apresenta pesquisas no câmpus fazenda da UEM em Umuarama

Reitoria da UEM participou do evento, que ressalta resultados de um estudo agronômico em lavoura de algodão

Postado em 29/07/2021 às 02:17 |

Com presença da Reitoria, foram apresentadas pesquisas agronômicas recentemente realizadas, bem como benfeitorias feitas no Câmpus Regional de Umuarama (Foto: UEM)

O Dia do Agricultor foi lembrado nesta quarta-feira (28). Em comemoração, no Câmpus Fazenda de Umuarama da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi realizado, na tarde de quarta-feira, um Dia de Campo. Com presença da Reitoria, foram apresentadas pesquisas agronômicas recentemente realizadas, bem como benfeitorias feitas no Câmpus Regional de Umuarama (CAU).

Pesquisadores docentes e discentes do Departamento de Ciências Agronômicas (DCA) da UEM estão alcançando o dobro ou até o triplo de plumas em uma lavoura de algodão por meio da adoção de um bom manejo de irrigação e controle de pragas agrícolas na fase produtiva. O estudo é liderado pelos professores João Paulo Francisco e Julio César Guerreiro. Houve colheita de parte do algodão e houve presença de docentes, alunos, produtores rurais e imprensa no Dia de Campo.

Rodrigo Tartari, diretor do Câmpus Regional de Umuarama (CAU) da UEM

“O Dia de Campo tem o objetivo de estimular agricultores, técnicos e estudantes no sentido de construir conhecimentos e demonstrar inovações agronômicas obtidas através de pesquisas apoiadas pela Associação dos Cotonicultores Paranaenses (Acopar) e pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA)”, destaca Guerreiro. Também é momento para se comprovar as viabilidades econômica, social e ambiental da retomada do desenvolvimento do algodão e de sua cadeia produtiva “como opção de cultivo a ser adotada em primeira ou segunda safra para o estado do Paraná”.

O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, vê os resultados como promissores. Ele falou no evento, assim como: Francisco e Guerreiro; o diretor do CAU, Rodrigo Tartari; o diretor-presidente da Acopar, Almir Montecelli; o coordenador técnico da Acopar, Otaviano Lelis; e os consultores da Acopar, Wilson Paes de Almeida e Ruy Seiji Yamaoka. “Nosso foco prioritário é o desenvolvimento regional por meio de pesquisas, desenvolvimento científico e tecnológico, extensão e formação, tanto em graduação quanto em pós-graduação”, frisa Dias Silva.

Almir Montecelli, diretor-presidente da Associação dos Cotonicultores Paranaenses (Acopar)

Saiba mais

De acordo com o governo federal, as estimativas apontam que o Agro brasileiro alimenta cerca de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo. E segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de grãos 2020/21 alcança a marca de 264,8 milhões de toneladas, o que equivale a 7,9 milhões de toneladas a mais do que no período anterior.

Melhorias no CAU

O CAU da UEM, em Umuarama, é formado por duas unidades: o Câmpus de Tecnologia (CTC), com aproximadamente 5 mil m² e onde recentemente ocorreu uma reforma no bloco de ensino, com conserto de pisos e pintura, e o Câmpus Fazenda, com área de 64 alqueires.

Por meio de emendas parlamentares e com articulação do ex-diretor do Câmpus Fazenda, Jefferson Botelho Soares, e da gestão da UEM, recentemente foram adquiridos maquinários agrícolas. Dias Silva aponta que um dos desafios da UEM é tornar o Câmpus Fazenda cada vez mais sustentável. “Com a chegada desses novos equipamentos, vislumbramos a possibilidade de prestar serviços de agricultura na região e também outras possibilidades que venham a tornar a captação de recursos do Câmpus Fazenda mais ampliada”, diz o vice-reitor.

Com apoio da Prefeitura do Câmpus Universitário (PCU) são feitas reformas elétricas nas unidades do CAU e para a semana que vem iniciará o conserto de telhados de um laboratório e da fábrica de ração. Para aprimorar o sistema de monitoramento, também foram instaladas câmeras, adquiridas à época da gestão de Botelho. Ontem, o vice-reitor se reuniu com gestores do Hospital Veterinário Universitário (HVU), do CAU e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) para tratar de demandas e propostas, sobretudo voltadas ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão.

Reunião entre o vice-reitor e a equipe de Agrárias e do câmpus de Umuarama

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

Mais Lidas