Portal da Cidade Umuarama

Contato direto com os animais é o diferencial da Fazendinha na Expo-Umuarama

Publicado em 16/03/2017 às 04:41

Umuarama - Milhares de pessoas já passaram pela Fazendinha do Contato, espaço especialmente preparado na 43ª Expo-Umuarama para receber alunos, pais e filhos. Um dos principais atrativos é a possibilidade de ter contato direto com animais e até mesmo alimentar com mamadeiras bezerros recém-nascidos. A atração está disponível para visitação até o domingo (19), das 9h às 22h.

A Fazendinha voltou nesta edição da feira e se transformou em uma sala de aula ao ar livre. São cerca de 15 mil metros quadrados, onde estão bois, cavalos, peixes, ovelhas, porcos, aves, além de toda uma gama de cadeias produtivas, como a da cana de açúcar, horticultura, fruticultura, do café, da mandioca e do bicho da seda.

A estrutura foi organizada pela Sociedade Rural de Umuarama e conta com parceiros como a Unipar, UEM, Emater, Seab, Iapar, Sindicato Rural de Umuarama, Usina Santa Terezinha, Embrapa, Cocamar, Codapar, Areau, Seasa, entre outros.

A expectativa é que pelo menos 40 mil pessoas passem pela Fazendinha. Os estudantes da rede municipal estão visitando o espaço desde a última segunda-feira (13). E animação não falta. A curiosidade das crianças, principalmente com os animais, é muito grande.

A professora Edilene Andreia Pereira Cruz esteve no parque de exposições com seus alunos do 4º ano da escola municipal Serra dos Dourados nesta semana. Ela ressaltou a importância da atividade diferenciada. “Este espaço é muito interessante. No nosso caso, como somos de uma escola no distrito, muitas crianças já vivem isso no dia a dia, porém, aqui na Fazendinha eles têm acesso à tecnologia, ao saber e isso agrega muito conhecimento e desperta até mesmo o espírito empreendedor nas crianças”, explicou a professora, que ressalta que os pequenos ficaram extremamente curiosos com a cadeia do bicho da seda.

Edilene comentou que as informações acessadas na Expo-Umuarama serão trabalhadas em sala de aula posteriormente. “Ver o bicho da seda foi muito bacana. As crianças adoraram, pois só tinham acesso a esta cadeia produtiva através de fotos. Ao vivo é tudo muito diferente e vai nos ajudar muito quando formos trabalhar isso em sala de aula”, disse a professora.

Atuação fundamental

A parceria com a Unipar foi fundamental para a realização da Fazendinha do Contato. A universidade trouxe para dentro da Expo-Umuarama uma grande estrutura, com professores e alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Farmácia, Odontologia, Engenharia Agronômica, Química Industrial, Nutrição e Enfermagem.

De acordo com Terezinha Aguiar, chefe do Departamento de Comunicação Social da Unipar e coordenadora das ações da universidade dentro da Expo-Umuarama, o trabalho está acontecendo com orientações específicas para as crianças, que foi o objetivo proposto.

“O curso de Medicina Veterinária, por exemplo, trouxe animais vivos para as crianças terem contato direto. Desta forma possibilitamos a interação e vivência que as crianças não têm no dia a dia. Muitas vivem na parte urbana da cidade e não têm contato com bezerros, galinhas, cavalos. E é justamente este trabalho diferenciado que buscamos trazer para a feira”, disse Terezinha.

A Unipar também contribuiu de forma imprescindível para a intervenção no espaço que a Fazendinha está alocada. Foi desenvolvido um layout diferenciado para receber as famílias. 

E as orientações para os visitantes são bastante diretas. “Todos já conhecem os cursos da Unipar, mas aqui estamos trazendo informações práticas de como limpar a caixa da água, higienizar as mãos antes das refeições, como se alimentar de forma saudável, a importância da higiene bucal, as plantas medicinais. Acredito que por isso estamos encantando o público que está visitando este espaço”, ressaltou a coordenadora.

Fonte:

Deixe seu comentário