Portal da Cidade Umuarama

Carreata marca Dia Mundial do Autismo em Umuarama

Publicado em 30/03/2017 às 00:28

Umuarama – Para conscientizar a população sobre o autismo, quebrando preconceitos e, principalmente, mostrando que a síndrome é muito mais comum do que se pensa, neste sábado (01), uma carreata será organizada em Umuarama. O ato pedagógico terá também a função de lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece no domingo (02).

Beneficente

A iniciativa de organizar a carreata é da Clínica Dentária Odontosan, que inclusive irá destinar parte de seu faturamento pertinente ao mês de abril para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama e Região (AMA), parceira na realização do evento. A carreata está prevista para começar às 11h30, com saída na frente da clínica (avenida Ângelo Moreira da Fonseca, 3303) e percurso até a praça Miguel Rossafa.

Autismo

O autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de transtorno invasivo do desenvolvimento (TID) – também conhecido como transtorno global do desenvolvimento (TGD). Para muitos, o autismo remete à imagem dos casos mais graves, mas há vários níveis dentro do espectro autista. Nos limites dessa variação, há desde casos com sérios comprometimentos do cérebro e já outros mais leves.

Estudos

A medicina e a ciência de um modo geral sabem muito pouco sobre o autismo, descrito pela primeira vez em 1943 e somente em 1993 é que foi incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) da Organização Mundial da Saúde como um transtorno invasivo do desenvolvimento.

Tratamento

Muitas pesquisas ao redor do mundo tentam descobrir causas, intervenções mais eficazes e a tão esperada cura. Atualmente diversos tratamentos podem tornar a qualidade de vida da pessoa com autismo sensivelmente melhor, entretanto, eles necessitam de uma estrutura médica que a AMA busca fortalecer em Umuarama, por isso ela precisa do apoio da comunidade. 

Conheça mais sobre a AMA aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário