Portal da Cidade Umuarama

Câmara intensifica ações de formação política para crianças

Publicado em 31/03/2017 às 06:56

Umuarama – A semana se encerra com um saldo positivo em se tratando das atividades do Poder Público municipal quanto à participação popular nas ações da Câmara Municipal. Nesta semana, alunos da Apae e do Colégio Estadual Hilda Kamal estiveram em visita à Casa, tendo sido recepcionados por parlamentares.

Na quarta-feira (29) foi o dia dos alunos da Apae visitarem o Edifício Antonio Milton Siqueira (nome dado ao prédio da Câmara). Eles vieram sob a tutela da professora Maria Franquini e puderam conhecer melhor o espaço e o funcionamento do Legislativo Municipal.

Sequenciando as ações, os alunos do Colégio Hilda Kamal realizaram visita na manhã de quinta-feira (30) , acompanhados pela professora Sandra, que ministra aulas de filosofia e sociologia, sendo as atribuições políticas, conteúdo debatido em sala de aula.   Os estudantes foram recepcionados pelos vereadores, que se apresentaram um a um, destacando ainda sua trajetória de vida e política.

Posteriormente, foi conhecido de perto como se dá o processo legislativo relativo a uma sessão parlamentar. Um plenário fictício foi montado, sendo que os alunos ocuparam as cadeiras dos vereadores, assumindo também as funções da mesa diretora, dando início simbólico aos trabalhos de uma sessão com votação de projetos.

Formação política 

Estas foram as primeiras de uma série de atividades a serem desenvolvidas pelo Poder Legislativo Municipal tendo como foco à formação política. A proposta é realizar ações sistemáticas, voltadas a todos os públicos, no sentido de inserir mais plenamente à comunidade nas tramitações da Casa. Neste sentido, a presença de crianças e adolescentes se mostra primordial, tendo em vista a formação de cidadãos mais conscientes dos processos políticos suas atribuições.

Fonte:

Deixe seu comentário