Portal da Cidade Umuarama

volta às aulas

Ano letivo da rede municipal de Umuarama começa com Semana Pedagógica online

Secretaria de Educação tem cerca de 9,5 mil alunos matriculados para este ano letivo

Publicado em 10/02/2021 às 03:13

Semana Pedagógica é um momento de preparação, planejamento e motivação para a volta às aulas (Foto: Valmir Pessoa/Portal da Cidade Umuarama)

A Secretaria Municipal de Educação inicia oficialmente nesta quarta-feira, 10, o ano letivo de 2021. Em tempos de pandemia, que exigem cuidados especiais, um momento que tradicionalmente reúne todos os professores e servidores no Centro Cultural Vera Schubert – a Semana Pedagógica – neste ano será realizada de forma online, com cada profissional na segurança do seu ambiente. As palestras iniciam às 8h, com o lançamento do Portal Pedagógico de Umuarama.

Como as matrículas ainda não estão finalizadas, o total de estudantes por modalidade e etapa de ensino ainda não foi fechado, mas a Secretaria de Educação tem cerca de 9,5 mil alunos matriculados para este ano letivo. Conforme a última parcial, são 1.418 crianças de 0 a 3 anos (Educação Infantil); 2.256 de 4 e 5 anos (Educação Infantil) 5.439 do 1º ano 5º ano (Ensino Fundamental) e 61 estudantes estão matriculados na EJA. Dos estudantes matriculados no ensino fundamental, 170 também frequentam a Sala de Recurso Multifuncional (Educação Especial).

A Semana Pedagógica é um momento de preparação, planejamento e motivação para a volta às aulas – que neste ano ocorrerão de forma presencial e remota. Das 8h às 9h20 desta quarta, acontece uma live com a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, tendo como tema “Ano letivo em tempos de pandemia” e o lançamento do livro “Umuaraminha e o Pequeno Príncipe na Capital da Amizade”, da professora Maria Cristina Madeira, da Escola Municipal Manuel Bandeira, em parceria com o cartunista Marcos Vaz.

Em seguida, a farmacêutica generalista Camila Anuto trata do tema “Protocolo Sanitário de Volta às Aulas”. A psicóloga Priscila Gimenez abordará o “Acolhimento, saúde mental e empatia: um olhar humanizado sobre a educação” será abordado pela psicóloga Priscila Gimenez dos Santos, das 10h20 às 12h.

Na parte da tarde, das 13h30 às 15h30, será a vez da professora e mestre Alessandra Wihby Fernandes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), abordar o tema “O trabalho do professor para o ano letivo 2021: desafios e perspectivas”. Após um intervalo (das 15h30 às 15h50), os professores e mestres Flávio Rodrigues de Oliveira (UEM) e Augusto João Moretti Júnior (Unicesumar) conversam com a equipe da rede municipal sobre “Diálogo entre as tecnologias e processos educacionais: avanços e desafios para 2021”, até as 17h.

A programação continua na quinta-feira, 11, pela manhã, com reunião administrativa e pedagógica sob a responsabilidade das direções e coordenações pedagógicas das unidades educacionais das 8h às 10h. Após um intervalo de 20 minutos as equipes se voltam à organização do trabalho pedagógico para início do ano letivo. Das 13h às 17h continua a reunião administrativa e pedagógica nas unidades, bem como a organização do trabalho pedagógico.

Na sexta-feira, 12, das 8h às 12h e/ ou 13h às 17h os professores vão cumprir a carga horária no seu turno de trabalho presencialmente, na respetiva unidade educacional. A Secretaria Municipal de Educação informa que o home office será pela plataforma Youtube e o link de acesso está sendo disponibilizado pelos gestores. Já o home office pela ferramenta digital Google Meet terá link de acesso disponibilizado nesta quarta-feira.

Fonte:

Deixe seu comentário