Portal da Cidade Umuarama

UNICESUMAR

Alunos de Medicina são expulsos por fraude em vestibular em Maringá

Conforme informado pela instituição, quatro teriam pagado para outras pessoas fazerem as provas

Publicado em 05/09/2019 às 06:01
Atualizado em

Acadêmicos denunciados estavam cursando o primeiro semestre de Medicina (Foto: Divulgação / Unicesumar)

Quatro estudantes do curso de Medicina da Unicesumar, de Maringá, foram expulsos por decisão da instituição. Eles teriam fraudado as provas do vestibular, o mais concorrido do centro universitário. A decisão foi tomada nesta terça-feira (03) e divulgada nesta quarta-feira (04).

Os quatro alunos estavam no primeiro semestre do curso. A instituição informou que deve apresentar denúncia à Polícia Civil até esta quinta-feira (05).

A investigação que levou a decisão da reitoria começou em julho. Segundo nota da assessoria de imprensa, a Unicesumar recebeu uma denúncia dizendo que dois alunos teriam pagado para obter a vaga no curso. Uma investigação interna confirmou o fato e descobriu que outros dois jovens teriam feito o mesmo.

Segundo a investigação, os quatro teriam pagado para outras pessoas fazerem as provas do vestibular. Um dos itens que levaram a descoberta foi o fato de que as fotos das matriculas no sistema não mostravam as mesmas pessoas que cursavam medicina.

A Unicesumar informou, por meio de nota, que os alunos confessaram a fraude. Eles teriam pagado a uma empresa um valor alto. Os jovens expulsos são de Mato Grosso, Goiânia e de cidades da região de Cascavel.

Está na é a primeira vez que um caso desse tipo acontece. Anos atrás, no primeiro vestibular de medicina, 11 pessoas foram pegas tentando cometer fraude.

O curso de medicina da Unicesumar é o mais concorrido da instituição. Tanto que as provas para o ingresso, diferentemente dos vestibulares de outros cursos, são realizadas por uma empresa terceirizada.

Atualmente, a mensalidade para quem ingressa no curso é de R$ 8,8 mil. O centro universitário Unicesumar tem, ao todo, 1413 alunos estudando medicina.

A Unicesumar, com pólos em diversas partes do Brasil e até em outros países, conta com 190 mil alunos, incluindo os da modalidade de Educação a Distância.


Fonte:

Deixe seu comentário