Portal da Cidade Umuarama

Editorial

Adaptação escolar: um momento especial para família e escola

É importante ressaltar que esse período é transitório e que pode significar uma grande transformação na rotina da criança

Publicado em 13/02/2019 às 06:21
Atualizado em

A adaptação escolar é um processo que envolve escola, família e aluno (Foto: Ilustrativa)

O mês de fevereiro é especialmente reconhecido por marcar o início do ano letivo na maioria das escolas. As crianças sejam elas as menores ou até mesmo os maiorzinhos após aproveitarem o período de férias estão com as energias recarregadas e com muita expectativa para o ano que se inicia.

É nesse momento de início e recomeço, para aqueles alunos que estão retomando a vida escolar, que o período de adaptação acontece. A adaptação escolar é um processo que envolve escola, família e aluno. Assim, ambos os envolvidos precisam de uma preparação prévia para que os problemas desse processo sejam minimizados ao máximo. A parceria dos envolvidos também é fundamental. Estabeleça vínculos positivos com a escola que irá receber seu filho.

Especialmente para os pais de crianças menores, é importante relembrar que esse período é transitório e que pode significar uma grande transformação na rotina da criança. Consequentemente, algumas manifestações de insegurança podem ser notadas. E, evidentemente a mais comum de todas: o choro.

Pensando em minimizar essa situação, sugiro 5 dicas rápidas:

Diálogo: Parece uma dica batida mas é a chave para que as próximas sejam realizadas com mais facilidade. Muita conversa! De olho no olho com seu filho, explicando claramente tudo o que vai acontecer, destacando os momentos de diversão que a criança terá na escola. Crie frases curtas e repita sempre com ele. Ex: “O/A mamãe/papai sempre volta!”. Peça para que a criança complete a frase: “O/A mamãe/papai sempre...? Espere que ele responda “Volta!!!”.

Segurança: Estou falando da segurança que a criança precisa sentir ao frequentar um novo espaço social. Por isso, pais visitem a escola com antecedência, conheça a professora para que você passe ao seu filho a segurança de que ele estará em um ambiente em que você confia.

Participação da criança: Envolva seu filho em todas as ações que precedem o início das aulas. Independentemente da idade, deixe que ele veja os materiais novos, reorganize aqueles que serão aproveitados do ano anterior e organize os uniformes escolares.

Objeto de transição: Permita que seu filho leve até a escola um objeto que o faço sentir seguro. Esses objetos são aqueles que ele demonstra mais afeição. Por exemplo: um brinquedo preferido, uma naninha e etc. Explique que, por um tempo, esse objeto poderá acompanha-lo até a escola e que será como uma extensão de casa e da família.

Representação com uma bola: para as crianças menores, esse momento ainda é muito abstrato. Assim, uma maneira legal de representar esse momento é jogando uma bola contra a parede e repetindo para a criança que assim como a bola volta, papai e mamãe sempre “vão e voltam”.

Dayane Horwat
Professora da rede municipal de Umuarama
Mestranda em Educação (UEM)

Fonte:

Deixe seu comentário