Portal da Cidade Umuarama

Cultura

UEM realiza palestra e exposição de Gabriel Bruzzone em Umuarama

Artista plástico uruguaio é representante do movimento artístico Escola do Sul; ações integram o selo Ocupa UEM

Publicado em 19/02/2024 às 10:43

A exposição, com abertura às 19h do dia 28 de fevereiro, permanece aberta para visitação até o dia 15 de março no Centro Cultural Vera Schubert (Foto: Gabriel Bruzzone)

O Departamento de Tecnologia (DTC), do Câmpus Regional de Umuarama (CAU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove a palestra "Torres Garcia: arte e arquitetura" e a exposição "Vientos de Torres Garcia", ambas do artista uruguaio Gabriel Bruzzone.

A palestra ocorre no dia 29 de fevereiro, às 19h, no auditório do câmpus 3 da Universidade Paranaense (Unipar). Já a exposição, com abertura às 19h do dia 28 de fevereiro, permanece aberta para visitação até o dia 15 de março no Centro Cultural Vera Schubert. Ambas ações culturais ocorrem na cidade de Umuarama.

O artista plástico Bruzzone é representante da Escola do Sul, um dos movimentos artísticos mais importantes da América do Sul e que até hoje deixa suas marcas no Uruguai. A Escola do Sul foi fundada pelo maestro Torres Garcia, que trouxe a roupagem da estética das vanguardas modernas europeias aliada à arte dos povos pré-colombianos.

As atividades são realizadas em parceria entre o DCT, a Unipar, a Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (DCU/PEC) e integram o selo Ocupa UEM: Arte Cultura.

Fonte:

Deixe seu comentário