Portal da Cidade Umuarama

Arte e Cultura

Produções culturais colocam Umuarama novamente entre as principais do Paraná

Produções musicais, cênicas, espetáculos de dança, festivais e congressos são apenas algumas das ações da Fundação Cultural

Publicado em 26/12/2023 às 16:45

Em menos de cinco meses nada menos que 10 mil pessoas passaram pelo Teatro do Centro Cultural Vera Schubert, em espetáculos, congressos, festivais e concursos foram algumas das atividades (Foto: Assessoria)

Umuarama está de volta aos tempos de grandes produções artísticas e culturais, graças à dedicação de profissionais técnicos e especialistas que compõem a Secretaria Municipal de Cultura. Em menos de cinco meses nada menos que 10 mil pessoas passaram pelo Teatro do Centro Cultural Vera Schubert, em espetáculos, congressos, festivais e concursos foram algumas das atividades.

A Fundação Cultural de Umuarama (FCU) acaba de divulgar um levantamento destacando a realização de ao menos 45 eventos, como a renovação da parceria com IFPR (Instituto Federal do Paraná), que havia sido suspensa e agora proporcionou o retorno das atividades de danças, produções cênicas e audiovisuais, com a volta do Cineart e o IFPipoca. “Vale destacar ainda a implementação do Centro de Documentação Histórica, também em parceria com o IFPR”, comenta o secretário de Cultura, Vanio Cesar Pressinatte.

E entre outras parcerias interrompidas que foram restabelecidas estão a ARAM, com o fomento da Fanfarra da Guarda Mirim e estímulo à participações em eventos da administração municipal. “Com muito orgulho o Grupo de Dança da FCU conquistou o terceiro lugar no festival ‘Toledo em Dança’, gestores de Umuarama participam do 1º Encontro de Cultura do Interior do Paraná e também foi realizado evento com o cartunista Marcos Vaz para celebrar parceria no evento Dia Internacional da Animação”, comenta Pressinatte.

O diretor de Ação Cultural Rodrigo Fernandes Pereira destaca ainda que a infraestrutura interna da FCU também recebeu investimentos, como a organização de uma sala especialmente para guardar os figurinos, salas de aula exclusivas para atividades de violão, para a Banda Municipal 26 de Junho e para dança flamenca. “Vários espaços da FCU estavam simplesmente obstruídos, sem acesso, e então realizamos uma força-tarefa para transformar tudo”, indicou.

Os espetáculos teatrais, de dança e musicais foram, sem exceção, sucessos totais de público, como Ferrugem, Buuh, A Lenda do Bosque, No Ar, A Força do Amor, Raízes e a Mostra de Esquetes são apenas algumas das produções. “Sem falar no Femucam Kids, realizamos a Semana da Cultura, a Mostra de Dança Capital da Amizade, exposições, mostras, oficinas e instalações. Fizemos ainda parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFPR (Neabi)”, aponta Alessandro Salgado, assessor especial da FCU.

Recursos & Mais Artes

A Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc também ganharam importante impulso nos últimos meses, com a formação realização da II Conferência Municipal de Cultura, com o tema ‘Democracia e Direito à Cultura’. Também merece destaque a primeira edição do Umuafro (Festival da Consciência Negra), no Lago Aratimbó, a renovação do acervo literário da Biblioteca Rocha Pombo e a participação de artistas locais em espetáculos nos distritos, entre muitas outras ações. E 2024 seguramente será um ano de grandes produções”, garantiu Pereira.

Fonte:

Deixe seu comentário