Portal da Cidade Umuarama

Arte

Guernica reafirma atualidade da tela de Picasso por meio da dança em Umuarama

O espetáculo faz somente duas apresentações gratuitas no dia 23 de novembro na Praça Santos Dumont

Publicado em 18/11/2019 às 23:34
Atualizado em

As referências da tela de Picasso foram a base para a criação artística do espetáculo (Foto: Divulgação)

A tela Guernica, uma das mais famosas do pintor espanhol Pablo Picasso, que completou 80 anos em 2017, estimula o público à reflexão pela arte no espetáculo de dança do mesmo nome. O projeto tem como identidade uma verdadeira profusão criativa. Atravessa o universo multiartes, partindo das artes visuais e chega à dança contemporânea, com trilha em parte composta especialmente para o espetáculo e também com músicas bascas, além de projeção. As apresentações acontecem na cidade de Umuarama no dia 23 de novembro às 18h30 e às 20h30, e tem ingressos gratuitos.

 As referências da tela de Picasso foram a base para a criação artística do espetáculo, uma obra contemporânea com temática desconcertante, abordando o bombardeio na cidade de Guernica y Luno, os horrores vividos na Espanha durante a ditadura de Franco e os dramas humanos do nosso tempo, ainda resultantes de guerras e destruições irracionais.

A direção do espetáculo é de Laura Haddad. O projeto dá continuidade ao trabalho de pesquisa desenvolvido por Haddad em Arte, Dramaturgia e Cultura Espanhola, na Universidade de Salamanca na Espanha, iniciado em 2013. O espetáculo estreou em 2017 e, desde então, passou por dois Estados brasileiros (Mato Grosso e Paraná) e 12 cidades.

“Ao reunir bailarinos com diferentes trajetórias, alguns vindos da escola mais tradicional do Paraná — o Balé Guaíra — e outros até da dança de rua, ampliamos as possibilidades da criação artística coletiva que resultou em Guernica. Guernica é uma realização da Duplo Produções pelo edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná - PROFICE, com incentivo da Copel.

Serviço
Local: Praça Santos Dumont 
Apresentação: 23 de novembro de 2019 
Horário: 18h30 e 20h30 
Ingressos: gratuitos 
Duração: 1h 
Classificação indicativa: livre

Fonte:

Deixe seu comentário