Portal da Cidade Umuarama

Destaque internacional, ator de Umuarama estreia “A Demência dos Touros”

Publicado em 02/06/2017 às 08:03

Umuarama – No dia 7 de junho, quarta-feira, às 21h, a Cia. Teatro do Perverto estreia “A Demência dos Touros”, no Teatro Pequeno Ato, em São Paulo. Mas o que uma peça do prestigiado cenário teatral paulista tem a ver com Umuarama? E que ela tem em seu elenco o consagrado ator umuaramense Jorge Neto.

O ator é licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) de Lisboa, em Portugal com intercâmbio pela USP. Ele já atuou em grandes espetáculos, entre eles “Moçambique" pela companhia Mala Voadora - vencedor do prémio SPA | RTP como melhor espetáculo e no "Rei Leão" da Broadway como "Banzai" no elenco principal.

“Estou muito feliz com o novo projeto e pretendo ir com ele para Umuarama, aproveitando para matar a saudade da minha cidade”, disse Neto.

A peça

“A Demência dos Touros” apresenta o universo distópico de uma cidade murada, onde poucas pessoas têm permissão para morar – a maioria vive do lado de fora e atravessa o muro, fortemente policiado, apenas para trabalhar. Nela, todos os habitantes são homens, e aqueles que têm a audácia de assumir outra performance de gênero são duramente reprimidos e apelidados de “mudadas”.

Das fricções entre essas personagens evidenciam-se antagonismos sociais e opressões, principalmente no que se refere ao contexto de vulnerabilidade e violência a que as pessoas com performatividade de gênero não-hegemônicas está submetida. No entanto, o que está sendo colocado em cheque são as grandes estruturas sociais de poder e a sede pelo estabelecimento de uma ordem.

Sobre a Cia. Teatro do Perverto

Fundada em 2014 por artistas egressos da Escola de Comunicações e Artes da USP em parceria com outros artistas, a Cia. Teatro do Perverto encena, agora, o seu segundo espetáculo, dando continuidade à sua pesquisa estética inicial. A primeira peça do grupo, Fauna Fácil de Bestas Simples, estreou em 2015 e foi bem recebida por público e crítica.

Ficha

Direção: Ines Bushatsky
Texto: João Mostazo
Elenco: Felipe Lemos, Felipe Carvalho, Jorge Neto, Pedro Massuela e Rafael de Sousa
Dramaturgismo: Dodi Leal
Direção Musical: Vinícius Fernandes e Gabriel Edé
Luz: Felipe Boquimpani
Direção de Arte: Lídia Ganhito

Fonte:

Deixe seu comentário