Portal da Cidade Umuarama

Cultura

Coordenado pela Ângela Russi, Biblioteca Itinerante leva leitura aos estudantes

Há 13 anos o programa é realizado em um ônibus adaptado para transportar livros e receber os alunos da rede pública de educação em Umuarama

Publicado em 24/06/2024 às 09:33
Atualizado em

A professora e escritora Ângela Russi coordena o Programa Biblioteca Itinerante desde 2011 em Umuarama (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

No mês em que Umuarama comemora 69 anos, o Programa Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria também celebra 13 anos de história na Capital da Amizade. Coordenado pela professora e escritora Ângela Russi, o programa leva literatura, teatro e outras manifestações artísticas a estudantes da rede pública de educação.

Todo o trabalho é realizado em um ônibus adaptado para transportar livros e receber o público. O objetivo é possibilitar aos profissionais da educação e aos alunos o acesso à informação, incentivando o hábito da leitura e o desenvolvimento pessoal, social, cultural, intelectual e artístico.

Atualmente, a Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria é um programa da Secretaria Municipal de Educação, mas, nem sempre foi assim. Ângela relembra os primeiros passos da Biblioteca Itinerante, que inicialmente era um projeto.

Ângela Russi – coordenadora da Biblioteca Itinerante

Início de um sonho

Em 2011, a então secretária de Educação, Elisângela Pierin dos Santos, me convidou para coordenar a Biblioteca Itinerante, um projeto da Secretaria Municipal de Educação, que nunca tinha saído do papel. O convite foi feito após eu ter lançado uma coleção de livros infantis. Eu pensei: ‘Meu Deus, juntar literatura e crianças, as duas coisas que eu mais amo. Estou dentro’. Aceitei o convite na hora.

Ângela Russi – coordenadora da Biblioteca Itinerante

O início da Biblioteca Itinerante foi bastante dificultoso. Na época, a professora Ângela produzia os desenhos para enfeitar o ônibus, contava histórias aos alunos e depois surgiu a ideia de produzir uma peça teatral para reunir as turmas antes de embarcarem no mundo mágico da literatura no ônibus da Biblioteca Itinerante.


Além disso, o diferencial é que a Biblioteca Itinerante é temática. Em 2024, o tema é ‘Literatura e Diversidade’. O respeito às diferenças é a mensagem principal das ações realizadas pelo programa ao longo do ano para os estudantes da rede pública de educação.

Ângela Russi – coordenadora da Biblioteca Itinerante

Biblioteca temática

Para que todos os estudantes entendam, principalmente os pequenos, falamos da diversidade de uma forma lúdica. Utilizamos o teatro para isso, na peça, por exemplo, temos um ET que viaja pelo universo e é respeitado em todos os planetas. Além disso, também usamos livros que falam da diversidade, para que eles compreendam que esse tema também está na literatura.

Ângela Russi – coordenadora da Biblioteca Itinerante

 

A Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria é um programa da Secretaria Municipal de Educação que, desde 2018 transformou-se em Programa Municipal Biblioteca Itinerante – Caminhos da Sabedoria por meio de Lei 4281.

Através da Biblioteca Itinerante, os estudantes da rede pública de educação têm a oportunidade de visitar o interior do ônibus adaptado, receber mais informações sobre a temática abordada no teatro e escolher um livro do acervo para mergulhar no universo da leitura.

Fonte:

Deixe seu comentário