Portal da Cidade Umuarama

Teatro

Companhia de Umuarama está entre os escolhidos para Festival de Pinhais

Espetáculo teatral Buuh, sucesso de público na região, será apresentado sábado à noite no Teatro Wanda Mallmann

Publicado em 18/10/2023 às 08:39

Com roteiro e direção de Vinicius Guerra, o espetáculo concorre em diversas categorias do festival (Foto: Divulgação)

O Festival de Teatro de Pinhais, promovido pela Secretaria de Cultura do município que fica na região metropolitana de Curitiba, selecionou apenas 12 peças de trupes do Paraná para serem apresentadas na 16ª edição do evento, que será realizado no teatro do Centro Cultural Wanda Mallmann entre os dias 16 e 28 deste mês. O espetáculo teatral ‘Buuh’, da Cia de Teatro Encena, da Fundação Cultural de Umuarama (FCU) foi um dos escolhidos e terá apresentação especial no sábado (21), às 10h, com entrada gratuita.

Com roteiro e direção de Vinicius Guerra, o espetáculo concorre em diversas categorias do festival. “É com muito orgulho que os artistas da Cia de Teatro Encena vai representar Umuarama em um dos mais disputados eventos teatrais do Paraná. O espetáculo conta a uma história inédita sobre o medo natural que todas as crianças (e até adultos) têm sobre mitos e crenças contadas pelos antigos e teve sua estreia em junho deste ano. Agora vamos levá-lo a Pinhais, no festival que vai reunir peças nas categorias estudantil, amadora, técnico/universitária e profissional, além de oferecer oficinas de teatro gratuitas”, detalha o diretor.

Ele destaca que o objetivo do Festival é divulgar e despertar o interesse pelo teatro entre a comunidade geral, incentivar artistas, professores, estudantes e a comunidade em geral a trabalharem com mais frequência o teatro, seja na criação de grupos teatrais ou formação de plateia, difundir as artes cênicas como um dos meios essenciais de expressão cultural e formação intelectual do indivíduo e promover e desenvolver artistas do teatro.

Segundo Guerra, Buuh conta a aventura inesquecível do menino Bruno e todos os seus medos, levando o público a vivenciar um verdadeiro turbilhão de emoções e surpresas a cada cena. “Bruno tem medo de tudo e mora na cidade de Górica, que todos conheciam como ‘Fantasma-Górica. Ali todos contam muitas lendas sobre seus antigos moradores. Ao ser selecionado para cantar no grande festival Brunélia, por onde já passaram grandes astros da música, essa seria sua oportunidade de mostrar o seu talento para o mundo, mas seu medo é tanto que ele foge do palco e, neste momento, encontra-se com uma dessas lendas, que lhe parece muito real”, resume.

De uma forma dinâmica, divertida e surpreendente, o roteirista coloca Bruno no centro de um ambiente que questiona aquilo que, até então, parecia invenção. “O que será que Bruno encontrou? E para onde essas descobertas o levarão? Esses são alguns pontos dessa história cheia de aventuras, emoções, invenções e revelações que certamente vão envolver e cativar o público de todas as idades”, observa o diretor da premiada Companhia de Teatro Encena, cujo elenco é composto por adolescentes e jovens estudantes.

Fonte:

Deixe seu comentário