Portal da Cidade Umuarama

Luto

Velório de Tomeya Sasahara é marcado por emoção e homenagens de amigos

Atleta se destacava por projeto social com crianças carentes em Umuarama; corpos de namorada e amiga do lutador também foram velados nesta terça (19)

Publicado em 20/08/2019 às 06:28
Atualizado em

A cerimônia começou por volta das 20h30 desta terça (20) na sala 5 do Velório Municipal de Avaré (Foto: Orlando Neto Cortez)

Familiares, colegas de profissão e amigos prestaram, nesta terça-feira (20), as últimas homenagens ao mestre de artes marciais Tomeya Sasahara Filho, de 41 anos, que morreu vítima de um acidente na Rodovia BR-277, em Palmeiras (PR). O atleta morava em Umuarama e se destacava por projeto social com crianças carentes. Por ser natural de Avaré (SP), a família optou pelo velório e sepultamento naquela cidade. O mestre de artes marciais deixa duas filhas, uma com 14 e outra com 18 anos, a mãe Maria de Fátima Sasahara e os irmãos Renê e Denise.

A cerimônia começou por volta das 20h30 na sala 5 do Velório Municipal (Auta C. Henneberg). De lá o corpo segue nesta quarta-feira (21) para a Necrópole Municipal, onde às 10h, será sepultado. “Tomeya era um cara fantástico, não tenho palavras para defini-lo, um bom companheiro, amigo, pai. Um ser humano espetacular que mantinha um projeto importante em Umuarama”, disse Orlando Neto Cortez, amigo de infância do lutador.

Projeto 'Anjos do Tatame'

Tomeya Sasahara Filho, de 41 anos, com campeões revelados pelo Projeto 'Anjos do Tatame'

Sasahara era faixa preta em jiu-jitsu e judô, com graduação no Japão, e campeão de MMA, e coordenava as atividades da Academia Gracie Barra – Carlos Gracie Jr. –, em Umuarama. O mestre de artes marciais também era vice-presidente da Associação Vida e Solidariedade, onde mantinha o Projeto Social ‘Anjos do Tatame’, que atende 80 crianças carentes do Parque Industrial.

Com recursos próprios, o atleta treinou e levou muitos jovens atendidos pelo projeto a várias competições nacionais. O esforço trouxe esperança para crianças que antes não tinham qualquer expectativa de futuro e ainda ajudou Umuarama a se transformar em um celeiro de campeões de artes marciais.

Com o apoio dele, a atleta Rayane Alves da Silva, de 12 anos, se tornou campeã mundial de jiu-jitsu. “Ela já foi campeã mundial, regional, paranaense e brasileira. Ao todo, ela já tem 50 medalhas”, revelou orgulhoso o professor, em entrevista ao Portal da Cidade Umuarama, no último dia 1º de agosto.

Diego Souza Siqueira, de 15 anos, é outro atleta que com o apoio do mestre, conquistou o vice-campeonato mundial de jiu-jitsu em 2018. Lorena Lohaine Alves Lira, de 11 anos, também é outro destaque dos Anjos do Tatame. Ela foi vice-campeã mundial de jiu-jitsu.

Acidente 

Além do atleta, morreram no acidente Erika Bortot Soares, de 32 anos, namorada do mestre de artes marciais, e a nutricionista Diná Taeko Moriyama Enokida, de 41 anos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão registrada na manhã desta segunda-feira (19) envolveu o veículo Ford/Fusion, placas de Icaraíma (PR), onde estava Sasahara, a sua namorada, e também a nutricionista, e um caminhão, placas de Palmeira (PR). Os três retornavam de um curso em Curitiba.

Informações coletadas pela PRF no local do acidente, a partir do depoimento do condutor do caminhão e análise dos vestígios, apontaram que o motorista do Fusion, o mestre de artes marciais, teria perdido o controle da direção e bateu a lateral direita do veículo contra a frente do caminhão. Com o impacto, os três ocupantes do automóvel, morreram no local.

Velórios

o corpo de Erika Bortot Soares, de 32 anos, será sepultado em Icaraíma

O velório de Erika ocorre em Icaraíma (a 69 quilômetros de Umuarama). Segundo a funerária que receberá o corpo, o velório está previsto para ocorrer na Igreja Matriz a partir das 13h e o sepultamento está marcado para acontecer, inicialmente, às 23h30 de hoje.

O corpo da nutricionista Diná Taeko Moriyama Enokida, de 41 anos, foi velado e sepultado em Umuarama

Já o corpo da nutricionista foi velado na Capela Umuprev, em frente ao Cemitério Municipal de Umuarama. O sepultamento ocorreu por volta das 17h desta terça-feira.

Fonte:

Deixe seu comentário