Portal da Cidade Umuarama

mobilidade

Umuarama terá mais trechos com ciclovias nas principais avenidas do município

Obras têm como objetivo facilitar o deslocamento de trabalhadores, estimulando a prática do ciclismo e permitir passeios seguros de bicicleta

Publicado em 05/08/2020 às 23:26
Atualizado em

O Plano de Mobilidade Urbana prevê investimentos em ciclovias para reduzir o volume de veículos em circulação (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

Iniciada há poucos dias, a ciclovia na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca já começa a ganhar os primeiros trechos de calçamento em concreto, exibindo os contornos desta obra – a primeira do gênero na atual gestão. A nova opção de mobilidade fica em uma das regiões mais movimentadas da cidade – na Avenida Ângelo Moreira, entre a Ivo Sooma (que liga à PR-489) e a rodovia PR-323.

Nos próximos meses, o município construirá vários quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, abrindo um novo modal para o deslocamento de trabalhadores e estimulando a prática do ciclismo, permitindo passeios seguros de bicicleta para toda a família. O projeto da Ângelo Moreira inclui uma ciclofaixa na Avenida Francisco Inácio de Lira, entre a Ivo Sooma e a Av. Rio Grande do Norte. 

O estágio da obra ainda é inicial, porém o prazo de execução é curto – cerca de 90 dias – com previsão de entrega até o final de outubro. O investimento é de R$ 432 mil 634,95.  A ciclovia em concreto terá 3.515,22 m². Serão 1.170 m de extensão por 3 m de largura, bem sinalizados e com pintura acrílica em vermelho para identificar bem o espaço dos ciclistas.

A Avenida Francisco Inácio de Lira terá ciclofaixa com pouco mais de 500 m de extensão por 3 m de largura, sobre a pista de rolamento, identificada em vermelho e protegida por tachões refletivos, totalizando 1.504,75 m².

Outra ciclovia de maior extensão – cerca de 4,3 quilômetros – está em fase de licitação e será construída em concreto com 12.937,83 m² na Av. Rio Grande do Norte e num trecho da Av. Tapuia, próximo à Avenida Portugal – que já conta com uma ciclovia entre a Guarda Mirim e o trevo da PR-482, nas proximidades o futuro shopping. O investimento previsto é de R$ 1,4 milhão. 

Dentro das obras de revitalização já bem adiantadas, o Bosque dos Xetá também ganhará uma pista exclusiva para os ciclistas com cerca de 1,5 mil metros de extensão, margeando a mata na Rua do Bosque e em trechos da Avenida Governador Parigot de Souza e da Presidente Castelo Branco. O objetivo desses investimentos, segundo o prefeito, é dar uma opção segura para as pessoas que podem se deslocar de bicicleta ao trabalho – deixando o carro na garagem e amenizando o trânsito – e também para quem procura uma atividade física por questões de saúde e qualidade de vida. 

Nessas obras o município utilizará recursos de contrato de repasse do Ministério das Cidades/Caixa Econômica Federal e do Contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), aprovado pela Câmara de Vereadores.

Fonte:

Deixe seu comentário