Portal da Cidade Umuarama

Folia

Umuarama terá carnaval com muita animação no Lago Aratimbó

Serão dois dias de folia com uma banda contratada pelo município, espaço para blocos carnavalescos, apresentações de escola de samba e feira gastronômica

Publicado em 09/02/2019 às 04:55

Nos dois dias os foliões e visitantes poderão se deliciar com uma grande variedade de lanches nos “food trucks” da cidade, que participarão de uma feira gastronômica (Foto: IFPR)

Umuarama terá uma animada festa de carnaval nos dias 3 e 4 de março, no Lago Aratimbó. Serão dois dias de folia com uma banda contratada pelo município, espaço para blocos carnavalescos, apresentações de escola de samba e feira gastronômica. A animação está sendo organizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Umuarama, com apoio das demais secretarias municipais.

As crianças terão prioridade no domingo, 3, com a matinê das 15h às 20h. Para os adultos, a folia será na segunda-feira, 4, véspera do Dia de Carnaval, das 18h às 23h. Nos dois dias os foliões e visitantes poderão se deliciar com uma grande variedade de lanches nos “food trucks” da cidade, que participarão da feira gastronômica.

A diretora da Fundação Cultural, Vera Lúcia de Oliveira Borges, lembra que haverá espaço para a participação de blocos carnavalescos – os responsáveis deverão realizar inscrição até o próximo dia 20, na secretaria do Centro Cultural Vera Schubert (ao lado do Paço Municipal, no Centro Cívico). As inscrições são gratuitas.

“Reunimos a equipe organizadora nesta semana, bem como representantes da Escola de Samba Unidos de Vila Tiradentes e do Coletivo Dandara, que demonstraram interesse em participar, e estamos preparando tudo com muito carinho, para ajudar a manter viva a tradição do carnaval em nossa cidade. Monte seu bloco e venha participar com a gente. Vai ter muita folia no Lago Aratimbó”, reforçou Vera Borges.

Folia com saúde

Aproveitando o clima de carnaval, o Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde preparou uma semana de ações preventivas sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e oferecerá orientações, testes rápidos e impressos à população. A campanha acontece de 25 e 28 deste mês. No Brasil são registrados 40 mil novos casos de HIV por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.

Dia 25 pela manhã haverá visitas e orientação ao comércio nas imediações da Estação Rodoviária, sensibilizando as pessoas para o teste rápido que será oferecido no dia seguinte. À noite haverá panfletagem, orientação e distribuição de preservativos nos bares da Avenida Maringá, campus sede e campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar).

Dia 26 será disponibilizado o teste rápido para HIV, sífilis e hepatite dos tipos B e C no Ambulatório de Infectologia (ao lado do Pronto Atendimento Municipal), das 8h às 16h. Dia 27 haverá palestra sobre ISTs e HIV/Aids, sífilis e hepatites virais com o infectologista Ricardo Perci no Cense (Centro de Socioeducação de Umuarama), além do teste rápido.

A programação fecha dia 28, com palestra e testes rápidos – que fornecem resultados em até 30 minutos – no 25º Batalhão da Polícia Militar, pela manhã, informou a assistente social do Ambulatório Municipal de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini.

Fonte:

Deixe seu comentário