Portal da Cidade Umuarama

Infraestrutura

Umuarama ganha novo eixo com a obra de duplicação da Avenida Portugal

A via é uma rota alternativa do Centro da cidade ao shopping, a um novo atacadão e ao terminal rodoviário, além de conexão com duas cidades da região

Publicado em 02/09/2020 às 23:57
Atualizado em

s obras começaram há pouco mais de um mês, chegando a 30% da execução (Foto: AEN)

As obras da duplicação de 2,9 quilômetros da Avenida Portugal, em Umuarama começaram há pouco mais de um mês e estão em ritmo bastante avançado, chegando a 30% da execução. Já é possível ver o traçado em terra da nova pista, quase apto a receber asfalto, assim como as máquinas trabalhando diariamente no nivelamento da base e estruturação das próximas etapas. A expectativa é de entrega até o final do ano.

A avenida é uma rota alternativa do Centro da cidade ao shopping, a um novo atacadão e ao terminal rodoviário. Ela também é um importante eixo de comércio e conexão com as saídas para Cruzeiro do Oeste e Nova Olímpia, e terá capacidade para dividir o tráfego com a Avenida Paraná. O investimento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas é de R$ 4,9 milhões e a operacionalização foi feita pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha de crédito da Paranacidade e Fomento Paraná.

A Avenida Portugal fica na altura do Parque Bandeirantes, Jardim Alphaville e Jardim Cruzeiro, em uma região permeada de chácaras de eventos e novos loteamentos. Com a obra, o que hoje é uma pista simples se transformará em duas pistas de cada lado com canteiro central e iluminação em LED. Serão dois solos de cimento e quatro centímetros de revestimento asfáltico em CBUQ para suportar fluxo de carros leves e pesados. A obra na área de 27 mil metros quadrados engloba, ainda, galerias pluviais, meio-fio, paisagismo, calçamento, retornos e sinalização.

A extensão da Avenida Portugal até o trevo da Estrada Bonfim e da PR-482 já tem um trecho inicial pronto para receber a capa asfáltica. As intervenções começaram no trecho mais urbano, próximo à Praça Portugal, onde a construtora responsável pela obra está depositando a terra em acordo com um proprietário de um terreno local.

Segundo o cronograma, a expectativa é de conclusão da pavimentação do primeiro trecho, onde havia apenas entradas de chácaras, até o final de setembro. Depois esse trecho será liberado para uso comum e o tráfego vai funcionar em X, com desvio para a pista velha em direção ao trevo. Enquanto isso haverá revitalização do trecho antigo, espelhado ao novo, e a previsão de conclusão completa dessa primeira etapa é na metade para outubro.

Fonte:

Deixe seu comentário